A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) do Governo da Paraíba, deu início nesta segunda-feira (21) ao Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade Leite (PAA-Leite) no município de Sapé. A iniciativa vai fornecer leite de cabra para 500 famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
A secretária responsável pela pasta, Pollyanna Werton, lembrou como o PAA-Leite beneficia o campo e a cidade. “No campo, a gente ativa circuitos econômicos locais porque compra o leite da agricultura familiar, aí passa pelo laticínio onde é pasteurizado e distribuído nas cidades. Aqui são 500 famílias atendidas em Sapé. Mas vamos colocar o Programa do Leite em todos os municípios da Paraíba para que nenhuma mãe deixe uma criança dormir sem ter o que comer”, garantiu.
Leia também
João Azevêdo entrega unidades habitacionais e garante moradia digna em João Pessoa
O PAA-Leite é uma ação conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal, inserida no Programa de Aquisição de Alimentos para Agricultura Familiar. O projeto tem duplo benefício: fortalece pequenos produtores rurais através da compra da produção e garante alimento de qualidade para populações vulneráveis.
Sapé torna-se o 91º município atendido pelo programa. A distribuição semanal prevê 2.000 litros de leite, provenientes de produtores do Cariri paraibano, sendo 400 famílias da área urbana e 100 da zona rural beneficiadas.
Segundo a gerente executiva do PAA-Leite, Telma Virgínia, é muito gratificante ver a quantidade de mães e crianças que o Programa vai atender. “A gente tem conseguido melhorar a qualidade de vida das pessoas. Hoje estamos dando início ao Programa do Leite aqui com o melhor leite que existe: o leite de cabra, que é mais rico em cálcio e ferro, melhor para a digestão e recomendado para quem tem alergias. E essas mães que estão aqui farão a multiplicação desse leite em diferentes refeições, garantindo que essas crianças se alimentem”.
O prefeito de Sapé, Major Sidney, falou da satisfação de ter essa parceria com o Governo. “Um Governo que, na pessoa do governador João e da secretária Pollyanna, se preocupa com os que mais precisam, se preocupa em quebrar o ciclo da fome com o alimento e agora a suplementação com o leite”, ressalou.
A beneficiária Luciene Vieira da Silva, de 62 anos, que mora com o marido e dois filhos, estava muito satisfeita em receber o leite de cabra e também despreocupada por se tratar de um leite tão saudável. “Muda tudo porque tem dia que a gente não consegue comprar leite, comida… E esse eu vou poder tomar, porque eu tenho problemas de saúde”, contou.
Fonte: Secom-PB