O governador João Azevêdo (PSB) comemorou, nesta quarta-feira (27), a liderança da Paraíba no ranking de Competitividade dos Estados no âmbito regional, pelo segundo ano consecutivo, conforme divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com uma nota geral de 49,3, o estado avançou da 12ª para a 11ª posição no ranking nacional, mantendo o primeiro lugar no Nordeste. O levantamento utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
João destacou o compromisso do governo com políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, ancoradas na solidez fiscal e em investimentos estratégicos. “Por mais um ano, a Paraíba é reconhecida pela capacidade de atrair empresas, gerar empregos e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Nos destacamos pelos investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento porque sabemos do papel do poder público na formação e qualificação dos cidadãos, e no potencial de mercado, mais uma demonstração da nossa capacidade de atrair investimentos e fortalecer segmentos, como o do turismo, assegurando novas oportunidades para o nosso povo”, frisou o governador.
Leia também
Pesquisa revela violência política digital sistêmica contra mulheres negras no Brasil
A Paraíba obteve resultados expressivos em dois pilares do ranking: inovação, alcançando a 1ª posição no Nordeste e a 5ª no Brasil, e potencial de mercado, com o 2º lugar no Nordeste e o 7º no país. O Ranking de Competitividade dos Estados, considerado uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública no Brasil, analisa os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal em dez áreas-chave: Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
A ferramenta promove a comparação entre os estados, incentivando a melhoria contínua dos serviços públicos e a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social. A liderança da Paraíba no ranking regional reforça o impacto das políticas estaduais na geração de oportunidades e na qualidade de vida da população, consolidando o estado como referência em gestão pública no Nordeste.
Fonte: Secom-PB