Política - -
Senadora Damares Alves revela diagnóstico de câncer de mama e incentiva prevenção
Termômetro da Política
Compartilhe:

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), de 61 anos, anunciou nesta quarta-feira (27) que foi diagnosticada com câncer de mama há cerca de um mês. Em uma publicação nas redes sociais, a parlamentar compartilhou sua experiência e destacou a importância do diagnóstico precoce. “Venho aqui contar para vocês que, há cerca de um mês, recebi diagnóstico de câncer na mama. E essa não é uma notícia fácil para ninguém, mas decidi encarar de frente”, escreveu Damares no X.

Damares Alves foi diagnosticada com câncer de mama há cerca de um mês (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

A senadora informou que a cirurgia para remoção do tumor foi realizada em 31 de julho e que iniciará sessões de radioterapia na próxima semana. Apesar do tratamento, ela garantiu que continuará suas atividades no Senado. “Na próxima semana começo as sessões de radioterapia e não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal”, afirmou.

Leia também
Casal morto a tiros: vereador e ex-comandante da Guarda Civil de Parnaíba são assassinados no Centro de Teresina

Damares também aproveitou para incentivar a prevenção entre mulheres, destacando a importância de exames regulares. “Estou passando muito bem por todo este processo pois tive diagnóstico precoce. Assim, quero incentivar todas as mulheres a se cuidarem. Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações”, declarou. Durante a instalação de uma subcomissão no Senado para debater a prevenção e o tratamento do câncer, também nesta quarta-feira, ela detalhou o processo. “Fui diagnosticada no dia 18 de julho. Eu fiz todos os exames. Em 18 dias eu consegui fazer as biópsias, ressonâncias, todos os exames, e, em 18 dias, consegui fazer a cirurgia. Com cinco dias, eu estava aqui no Senado, trabalhando, com um pouquinho de dor”, relatou.

Câncer de mama no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, representando cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres. Embora seja relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência aumenta significativamente após os 50 anos, faixa etária em que se encontra Damares, de 61 anos. Os principais sintomas da doença incluem edema cutâneo semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo e secreção papilar, especialmente quando unilateral e espontânea.

A mensagem de Damares reforça a necessidade de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, que podem ser decisivos para o sucesso do tratamento do câncer de mama.

Com informações da CNN.

Compartilhe: