O governador João Azevêdo (PSB) participou, na noite desta segunda-feira (1º), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, para o biênio 2025-2027. O evento também foi prestigiado por diversas autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário.
Na oportunidade, o chefe do Executivo assinou o ato de posse do novo procurador-geral de Justiça e destacou que, mais uma vez, atendeu o desejo da maioria dos votantes do Ministério Público, nomeando o mais votado pela categoria. O gestor também reforçou o respeito e diálogo com os demais Poderes para assegurar os direitos dos cidadãos paraibanos. “Desde o início do nosso Governo a relação que procuramos desenvolver com o Ministério Público e os demais Poderes, foi pautada em harmonia, cooperação e respeito institucional, tendo como objetivo primeiro o bem-estar dos paraibanos. Nós entendemos que a convergência de forças e de propósitos – respeitada a autonomia de cada Poder – tende a alcançar resultados mais efetivos e promissores para toda a sociedade”, frisou.
João Azevêdo também evidenciou as parcerias entre o Governo da Paraíba e o Ministério Público em diversos segmentos, assegurando o direito à cidadania e à dignidade. “Nós temos ações conjuntas nas áreas da Fazenda, Desenvolvimento Humano, Meio Ambiente, Segurança Pública, combatendo as desigualdades sociais, o crime organizado, reforçando a importância da união entre as instituições para prestar um serviço de qualidade aos cidadãos”, acrescentou.
Leia também
Setembro Amarelo: Campanha reforça a importância do cuidado com a saúde mental no Brasil
Por sua vez, o novo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, afirmou que a principal missão de seu mandato é trabalhar pela proteção da sociedade a partir do diálogo e trabalho conjunto. “A sensação neste momento é de gratidão à minha classe, ao governador, além do dever de uma responsabilidade enorme de corresponder às expectativas, de construir um Ministério Público aberto à sociedade e que busque protegê-la como ela precisa, combatendo as facções criminosas, trabalhando pela saúde, pela educação”, pontuou.
O ex-procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio, fez um balanço positivo de sua gestão, com resultados em todas as regiões do Estado. “Nós fizemos uma gestão pautada no diálogo, transparência e efetividade. Fizemos encontros regionais para dialogar com toda classe, sempre com a vontade de acertar e construir as melhores soluções para as preocupações apresentadas. Deixamos como legado a oxigenação nas nossas unidades, promovemos ascensões nas carreiras, convocamos aprovados em concurso público, melhorando a resolutividade das demandas da população, também tivemos projetos premiados e tenho certeza de que cumprimos a nossa missão. Eu também parabenizo Leonardo Quintans pela vitória e pela posse e desejo que ele continue cuidando do Ministério Público”, falou ao agradecer ao governador João Azevêdo pelo respeito e diálogo sempre aberto com a instituição.
Natural de João Pessoa, Leonardo Quintans é bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Foi servidor concursado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) entre 2004 e 2007, do TRT20 (Sergipe) no ano de 2007 e do TRT13 (Paraíba) entre os anos de 2008 e 2011. Foi promotor na Bahia entre 2011 e 2013. Ingressou no MPPB em 7 de junho de 2013 como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé.
Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção). Atualmente é 1º promotor de Justiça de Sapé e atuava na assessoria técnica da procuradoria-geral de Justiça.
Leonardo Quintans substitui Antônio Hortêncio Rocha Neto, que comandou o MPPB por dois biênios, de 2021 a 2025. O novo PGJ foi o mais votado na eleição de 31 de julho deste ano, quando foi escolhida a lista tríplice enviada ao governador João Azevedo, para a decisão final. Entre os quatro candidatos, ele recebeu 205 votos (o correspondente à escolha de 93,2% dos 220 membros votantes).
A nomeação de Leonardo Quintans foi anunciada pelo governador João Azevêdo em 6 de agosto e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte (07/08), sob o Ato Governamental nº 2.556.
Fonte: Secom-PB