Com foco na transparência e no fortalecimento das políticas públicas de combate à fome, a secretária do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton (PSB), apresentou à Paraíba os avanços e os novos rumos do Tá na Mesa, o maior programa de segurança alimentar do estado e um dos principais marcos da gestão do governador João Azevêdo (PSB). Durante explanação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Pollyanna reforçou o compromisso de garantir dignidade alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade social, aliando inclusão social e fortalecimento da economia local.
Criado em 2021, em meio à pandemia da Covid-19, o Tá na Mesa surgiu para minimizar os efeitos da insegurança alimentar e, ao mesmo tempo, estimular a economia dos municípios por meio da contratação de restaurantes locais. Inicialmente implantado em 83 cidades, o programa foi ampliado para 147 e, agora, segue para sua universalização, alcançando 217 municípios paraibanos com a oferta diária de refeições a preços simbólicos. Com a ampliação, somado aos municípios que contam com o Programa Restaurante Popular, o Governo do Estado irá atingir 100% dos municípios com estratégia de segurança alimentar e nutricional.
“Com muita honra volto a esta Casa de Leis para falar do maior programa de segurança alimentar do estado da Paraíba. Ele surgiu em um contexto emergencial, que passou, mas exigiu de nós providências, que foram tomadas e, hoje, estamos com um processo em aberto para garantia da universalização do programa para toda a Paraíba”, destacou Pollyanna.
Além de trazer o histórico do programa, a secretária destacou o compromisso do Governo do Estado com um processo de monitoramento permanente, realizado em parceria com órgãos de controle, que identificou inadequações em parte das unidades, resultando no fechamento de 30 estabelecimentos em 2024. Todas as situações foram notificadas e medidas imediatas foram adotadas, garantindo transparência e qualidade na execução do programa.
Diante desse cenário, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano avançou em mudanças estruturais e lançou, em 2025, um novo processo de credenciamento de restaurantes. O edital trouxe critérios mais rigorosos, como a exigência de nutricionistas, licenciamento sanitário atualizado, comprovação de experiência no fornecimento de refeições e incentivo à aquisição de alimentos da agricultura familiar. O processo atraiu 1.352 inscrições para os 217 lotes do programa, com pontuações para empresas locais e fortalecendo a competitividade no setor.
“Enfrentamos inúmeros desafios ao longo dos anos, tentamos a regulamentação por outras modalidades e, ao lado dos órgãos de controle, chegamos à modalidade de credenciamento como sendo a melhor alternativa para o governo e para a população. Hoje, esse programa chegará com um valor adequado para os fornecedores, e com qualidade para o povo em vulnerabilidade social, que é quem mais precisa e espera de nós. Alimento é direito e leva-lo até quem mais precisa é o nosso maior compromisso”, acrescentou.
Com a expansão para todos os municípios e a implementação de mecanismos de gestão cada vez mais exigentes, o Tá na Mesa se consolida como política pública de Estado. Uma ação que alia combate à fome, geração de emprego e renda, e a valorização da economia paraibana, reforçando o protagonismo da Paraíba no enfrentamento das desigualdades sociais.
Fonte: Assessoria de imprensa