Política - -
Milhares de brasileiros protestam em em todo o país contra anistia e PEC da Blindagem
Termômetro da Política
Compartilhe:

Milhares de pessoas foram às ruas das capitais do Brasil neste domingo (21) para protestar contra a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e a chamada PEC da Blindagem, que prevê exigência de autorização do Congresso para processar criminalmente deputados e senadores. Foram registradas multidões nas ruas de grandes cidades como Salvador, Recife, Natal e Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 33 cidades tiveram atos, incluindo todas as capitais.

Protesto contra a PEC da Blindagem na Avenida Paulista
Protesto contra a PEC da Blindagem na Avenida Paulista (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Com o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes. Convocados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ligados ao PSOL e PT, as manifestações contaram com a presença de sindicatos, grupos estudantis, artistas e movimentos sociais, como MST e MTST, além de outros partidos de esquerda e centro-esquerda.

Em Salvador (BA), milhares de pessoas se concentraram no bairro da Barra, na beira da praia, onde a cantora Daniela Mercury se apresentou para o público. “Bandidagem não é com a gente”, disse a artista baiana. O ato contou ainda com o ator Wagner Moura, que também cantou, além de elogiar o julgamento da trama golpista que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados. “Eu fiquei com vontade de falar só do momento extraordinário pelo qual passa a democracia brasileira, que é exemplo para o mundo inteiro. A gente que sempre cresceu dizendo que nossa democracia é frágil, que ela é jovem. Nossa democracia botou para ‘lenhar’ [para quebrar]”, disse Wagner Moura.

Em Brasília, PEC da Blindagem foi lembrada como PEC da Bandidagem
Em Brasília, PEC da Blindagem foi lembrada como PEC da Bandidagem (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em Belo Horizonte (MG), uma multidão ocupou as ruas do centro da cidade, em concentração na Praça Raul Soares, com gritos de “sem anistia para golpistas”. O ato também contou com apresentação de artistas, entre elas, a cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.

Em Recife (PE), o ato começou por volta das 14h, na Rua da Aurora, no centro da capital pernambucana, com o desfile do bloco de frevo Eu Acho é Pouco, com uma das mais tradicionais orquestras do carnaval de Olinda. Grupos de maracatu também marcam presença no ato.

Protesto na Praia da Pipa, em Tibau do Sul
Protesto na Praia da Pipa, em Tibau do Sul (Foto: Felipe Gesteira)

Na Praia da Pipa, localizada no município de Tibau do Sul (RN), manifestantes se reuniram na Praça do Pescador com uma faixa em protesto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Entoando gritos de “sem anistia”, o ato seguiu pela principal via do distrito, a avenida Baía dos Golfinhos.

Hugo Motta é alvo de protestos em João Pessoa

Hugo Motta foi alvo de protestos em João Pessoa
Hugo Motta foi alvo de protestos em João Pessoa (Fotos: Matheus Albuquerque)

A capital paraibana João Pessoa (PB) também fez um protesto nesse domingo, com gritos de “Fora, Hugo Motta”, em ataque ao deputado federal paraibano que preside a Câmara dos Deputados. O parlamentar foi um dos principais alvos dos protestos pelo seu papel de pautar a votação que aprovou a PEC da Blindagem na Casa. O ato reuniu milhares de manifestantes no Busto de Tamandaré.

A presidente do PT da Paraíba, deputada Cida Ramos, alertou para o perigo da impunidade que a medida pode implantar no país, caso seja aprovada, e afirmou que a atual Legislatura da Câmara dos Deputados é a pior da história. A parlamentar paraibana aproveitou para cobrar dos deputados federais por pautas que são de interesse da população.

Leia também
Em ato contra a PEC da Blindagem, presidente do PT-PB diz que mandato não é salvo-conduto para o crime organizado

“Mandato é para transformar a vida das pessoas, porque ninguém fica numa fila para votar em alguém que só trama contra o povo. E eu pergunto a vocês, cadê a pauta dos taxistas no Congresso? Cadê a pauta das assistentes sociais, das professoras? Cadê a pauta dos garis? Cadê a pauta da redução da jornada de trabalho, dos ACS e de todos os trabalhadores? Por isso, nós não podemos nos intimidar”, afirmou.

Também foram registrados atos em Belém (PA); Teresina (PI); Natal (RN); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS); Florianópolis (SC); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe: