O vereador Marcos Vinícius (PDT) apresentou, na manhã desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um requerimento solicitando o reforço na fiscalização de bares, restaurantes e casas de festas da capital paraibana. A medida visa prevenir casos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, uma substância altamente tóxica que pode causar cegueira e até a morte, em meio a ocorrências registradas em diversas regiões do país.
“Nosso mandato tem o compromisso de proteger as pessoas e cuidar da saúde da nossa gente. É essencial que a Vigilância Sanitária e o Procon-JP atuem com rigor, verificando a origem dos produtos comercializados e coibindo práticas criminosas que colocam vidas em risco”, destacou o vereador. Ele também enfatizou que a iniciativa está alinhada com a gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra, que têm demonstrado compromisso com a saúde pública. “Tanto o prefeito Cícero Lucena quanto o vice Leo Bezerra têm mostrado atenção e compromisso com a saúde pública. Nosso pedido soma esforços a essa postura responsável, de quem pensa e trabalha pela vida”, afirmou.
Na mesma sessão, Marcos Vinícius apresentou um Voto de Aplauso aos pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), responsáveis por desenvolver um método inovador para detectar a contaminação por metanol em bebidas alcoólicas. Com 97% de precisão, a tecnologia permite identificar adulterações mesmo em garrafas lacradas, representando um avanço significativo no combate a esse problema de saúde pública. A equipe também trabalha na produção em larga escala do método e no desenvolvimento de um canudo que muda de cor ao entrar em contato com a substância.
Leia também
Lula e Trump conversam por videoconferência e discutem fim do tarifaço contra produtos brasileiros
Iniciado em 2023, o trabalho científico tem contribuído diretamente para esclarecer casos de adulteração de bebidas que já resultaram em mortes no Brasil, incluindo uma investigação em curso na Paraíba. “É motivo de orgulho ver a ciência produzida na Paraíba ganhando destaque nacional e contribuindo para salvar vidas. Diante de tamanho brilhantismo, encaminhamos o Voto de Aplauso à Câmara, como forma de reconhecer e valorizar a ciência e os profissionais que tanto engrandecem o nosso Estado”, concluiu o vereador.
Com informações da assessoria de imprensa.