Nesta quinta-feira (23), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), apresentou o Guia de Processos de Trabalho para Gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF), com o objetivo de capacitar equipes e promover um atendimento mais eficiente e humanizado. Durante o evento, realizado na Policlínica de Jaguaribe, o gestor anunciou uma premiação de R$ 6 mil para as Equipes de Saúde da Família que alcançarem as metas definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP).

“Solicitamos a todos os gerentes das Unidades Básicas de Saúde que monitorem a atuação de cada servidor, com o objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento à população. Buscamos eficiência, respeito e a otimização dos recursos físicos, materiais e equipamentos existentes, visando a excelência dos serviços prestados à população, a quem temos o dever e a responsabilidade de atender”, declarou o prefeito Cícero Lucena.
Leia também
Brasil e Indonésia assinam comunicado; documento fala sobre multilateralismo e reforma da ONU
O vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) destacou os avanços na infraestrutura de saúde desde 2021, com a requalificação e modernização de mais de 80 unidades, incluindo USFs, policlínicas e hospitais. “Fomos nós que instituímos o Samu, implementamos os PSFs, reabrimos o Hospital Santa Isabel. A humanização do sistema é o nosso objetivo, e conto com o apoio de todos”, afirmou.
O Guia de Processos de Trabalho detalha as atribuições dos 14 profissionais multidisciplinares que compõem as Equipes de Saúde da Família, responsáveis por ações de acolhimento e cuidado. A iniciativa visa otimizar a rotina das unidades, que são o primeiro ponto de contato dos cidadãos com o sistema público de saúde, definindo os próximos passos no atendimento.
O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, destacou o investimento contínuo na área. “O prefeito Cícero Lucena investe quase 30% do orçamento municipal em saúde e segue promovendo a qualificação das equipes, o que se reflete diretamente na melhoria do atendimento à população”, disse. Ele reforçou o papel do guia: “Nosso objetivo é capacitar esse agente fundamental, que é o gerente da unidade, responsável por organizar toda a logística do atendimento. Essa cartilha o empodera, detalhando suas atribuições e fortalecendo a interação com o cidadão.”
A diretora de Atenção à Saúde, Rosseli Leite, destacou que o guia padroniza as funções dos profissionais, eliminando dúvidas e fortalecendo a gestão. “Este é um momento de aprendizado e reflexão, com foco na melhoria contínua do cuidado ao paciente. Nossa intenção é aprimorar o que já foi implementado, valorizando as conquistas e buscando constantemente a excelência no acolhimento e no atendimento”, concluiu.
Fonte: PMJP