O prefeito Cícero Lucena (sem partido) abriu, nesta quarta-feira (5), a aula inaugural da nova turma de agentes de mobilidade urbana de João Pessoa. São 52 alunos, parte dos 100 profissionais aprovados no último concurso público realizado pela gestão municipal, sendo que 48 já estão nas ruas, servindo à população da capital paraibana. Cícero Lucena garantiu bolsa no valor de um salário mínimo aos novos agentes durante a formação, que terá duração de 30 dias.

A solenidade aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade, no Altiplano, onde a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana também está se instalando junto às secretarias de Segurança Urbana e Infraestrutura, e Coordenadoria de Defesa Civil. Cícero Lucena destacou os avanços nessa área, a exemplo da aquisição da sede da Semob, dos dois novos pontos de monitoramento e o compromisso com o concurso público, chamando 100 novos profissionais, o último certame havia ocorrido há 20 anos, quando ele também era prefeito.
“Considerando o atual desenvolvimento de João Pessoa, o planejamento urbano visa absorver o crescimento da cidade, promovendo o desenvolvimento e, simultaneamente, assegurando o bem-estar da população. Além dos investimentos em mobilidade, como a construção de novas avenidas e viadutos, a cidade necessita da expertise de profissionais qualificados. A incorporação desses novos agentes, somando-se aos 48 já existentes, totaliza 100 profissionais dedicados a aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos, afirmou o prefeito.
Veja também
Influenciadora “Barbie Humana” morre em circunstâncias suspeitas na Zona Oeste de São Paulo
“Sempre defendi a necessidade de a sociedade valorizar esta categoria, que, assim como a dos policiais, desempenha um papel fundamental. É crucial que estejam sempre atentos a isso em seu trabalho, sabendo que suas famílias sentem sua ausência e aguardam seu retorno”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Marcílio do HBE, durante a solenidade.
A formação seguirá as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, com um curso de 200 horas-aula, abrangendo aulas teóricas e práticas. O objetivo é que os agentes adquiram todo o conhecimento e a experiência necessários para prestar um serviço de qualidade à população, garantindo a segurança viária.
“O corpo técnico e os instrutores responsáveis pela capacitação serão agentes da própria Semob-JP. Após a conclusão do curso e a devida qualificação, os novos agentes serão integrados às equipes nas ruas, para atuar na segurança viária da população”, destacou o diretor de Operações da Pasta, Sanderson Cesário.
Entre os novos agentes, Adelson Morais valorizou o compromisso da Prefeitura em realizar concurso público, reconhecendo o esforço de quem se prepara para ocupar uma vaga na gestão pública. Ele disse que encara a função de agente de mobilidade urbana como missão, em favor da população. “O trânsito apresenta desafios, e nossa missão é contribuir para a melhoria nesse aspecto. É um desafio, mas estamos prontos para enfrentá-lo e buscar soluções”, afirmou.
Fonte: PMJP