Política - -
Vereador é preso por suspeita de ligação com facção criminosa na Baixada Fluminense
Termômetro da Política
Compartilhe:
Ernane Aleixo foi preso pela Polícia Civil  acusado de envolvimento com a facção Terceiro Comando Puro
Ernane Aleixo foi preso pela Polícia Civil acusado de envolvimento com a facção Terceiro Comando Puro (Foto: reprodução/Instagram)

O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro, foi preso pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (25), acusado de envolvimento com a facção Terceiro Comando Puro (TCP). Aleixo, terceiro candidato mais bem votado na eleição municipal de São João de Meriti em 2024, estaria envolvido em esquema de suporte logístico e operacional à facção, em troca de benefícios, segundo as investigações. Ele foi indiciado.

Áudios e mensagens comprovam que o parlamentar ofereceu material e suporte para a construção de barricadas no bairro de Vilar dos Teles, conforme a Polícia Civil. As barricadas são barreiras físicas, algumas vezes com certo nível de complexidade de engenharia, para impedir o livre acesso da polícia e de moradores em regiões dominadas pelo tráfico de drogas. Os investigadores apontam que Ernane Aleixo negociava nomeações em troca de apoio político.

Leia também
Defesa de Bolsonaro não apresenta recursos e ex-presidente vive iminência do cumprimento de pena

Até pouco antes das 10h, cinco pessoas haviam sido presas na Operação Muro de Favores, incluindo o irmão de um traficante. A ação, desencadeada por agentes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, foca especialmente nas comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo.

O modo de agir da facção incluía tráfico de drogas, homicídios, extorsão qualificada de proprietários de estabelecimentos e lavagem de dinheiro. O núcleo investigado era gerenciado por um homem apontado como braço-direito do líder do TCP na região.

“Elementos da investigação confirmam que ele confessou ter matado três vítimas, incluindo uma mulher, durante confronto com a facção rival em novembro de 2023”, acrescenta a instituição.

A reportagem procurou o gabinete do vereador Ernane Aleixo e a Câmara Municipal de São João de Meriti, mas não recebeu retorno até a conclusão do texto.

Na página do vereador no site da Câmara Municipal, uma minibiografia afirma que “o vereador Ernane Aleixo é um homem integro, honesto e cumpridor dos seus deveres”.

Aleixo está no quinto mandato no município de quase 441 mil habitantes, que tem a maior densidade demográfica do país. A primeira eleição para a Casa legislativa da cidade foi em 2008.

A Operação Muro de Favores está sob o guarda-chuva da Barricada Zero, desencadeada pelo estado para coibir barricadas em comunidades. Um mapeamento identificou mais de 13 mil barricadas em favelas.

Iniciada na segunda-feira (24) no Grande Rio, a Barricada Zero removeu 593 toneladas de barreiras, como estruturas de concreto, pedras, entulho, pneus e madeira – volume equivalente a aproximadamente 24 caminhões cheios.

Nesta terça-feira a ação prossegue nas cinco regiões onde foi iniciada: Cidade de Deus (Rio de Janeiro), São Simão e Dom Bosco (Queimados), Mangueirinha (Duque de Caxias), Grão Pará (Nova Iguaçu) e Jardim Catarina (São Gonçalo).

A ação é realizada em articulação com as prefeituras, que complementam com serviços de limpeza urbana e ordenamento viário.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: