O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como ótimo ou bom por 32% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5). Outros 37% consideram a gestão ruim ou péssima e 30% a classificam como regular. Em setembro, os índices eram 33% (ótimo/bom), 38% (ruim/péssimo) e 28% (regular). Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o instituto aponta estagnação na avaliação do governo nos últimos três meses.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios entre os dias 2 e 4 de dezembro.
A aprovação pessoal de Lula segue ligeiramente acima da avaliação do governo: 49% dizem aprovar o presidente (eram 48% em setembro) e 48% desaprovam — número idêntico ao da pesquisa anterior.
O impacto da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil ainda não se reflete de forma clara nas intenções de voto ou na aprovação geral. No segmento mais beneficiado pela medida (faixa de dois a cinco salários mínimos), a aprovação ao governo subiu quatro pontos, mas a variação está dentro da margem de erro do recorte.
Leia também
Mercado reage mal a anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro
Os melhores índices continuam concentrados em grupos tradicionalmente favoráveis ao PT: 44% dos que têm até o ensino fundamental, 43% dos nordestinos, 40% dos católicos e 40% dos maiores de 60 anos consideram o governo ótimo ou bom.
A reprovação é mais alta entre públicos com maior presença de bolsonaristas: 53% dos que ganham de cinco a dez salários mínimos, 49% dos evangélicos, 46% dos que têm ensino superior e 45% dos moradores da região Sul.
No mesmo período do mandato anterior, em dezembro de 2021, Jair Bolsonaro registrava 53% de ruim/péssimo e apenas 22% de ótimo/bom — números significativamente piores que os atuais de Lula.
Com informações do portal g1.