Política - -
Morre aos 73 anos o vereador Edmilson Soares, de João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:

O vereador de João Pessoa e ex-deputado estadual Edmilson Soares morreu na madrugada deste domingo (21), aos 73 anos. Ele estava internado em um hospital particular da capital paraibana, onde tratava um câncer diagnosticado há vários anos. A morte foi confirmada pelo filho, o deputado estadual Tanilson Soares (PSB), por meio das redes sociais. Edmilson de Araújo Soares, nascido em 13 de setembro de 1952 na capital paraibana, era filiado ao PSB e exercia o quarto mandato como vereador, eleito em 2024 com milhares de votos.

Vereador Edmilson Soares
Vereador Edmilson Soares (Foto: Olenildo Nascimento/CMJP)

Ao longo da carreira política, acumulou sete mandatos eletivos: quatro na Câmara Municipal de João Pessoa (2001-2004, 2005-2008, 2009-2012 e o atual, de 2025 a 2028) e três como deputado estadual (2011 a 2023). Antes da política, foi professor de matemática nas redes pública estadual e municipal, marcando a educação ao ser o primeiro diretor eleito pela comunidade escolar do Lyceu Paraibano.

A Câmara Municipal de João Pessoa decretou luto oficial de três dias, assim como a Prefeitura da Capital e a Assembleia Legislativa da Paraíba. O prefeito Cícero Lucena (MDB) destacou a trajetória de Edmilson como instrumento de cuidado, solidariedade e transformação social, guiada pela defesa do bem comum.

Leia também
Medida protetiva contra Paulo Miklos reacende debate sobre violências praticadas por homens progressistas

O governador João Azevêdo (PSB) lamentou a perda, afirmando que Edmilson deixa um grande legado de serviços prestados à população paraibana. Outras autoridades, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também expressaram condolências, ressaltando a dedicação do político à Paraíba.

A presidente do PT da Paraíba, deputada Cida Ramos, destacou sua amizade com o político. “Manifesto profundo pesar pelo falecimento do vereador Edmilson Soares, liderança política que dedicou sua vida à luta por dias melhores para o povo da Paraíba. Edmilson foi um grande amigo, um companheiro de caminhada, com quem construí uma relação marcada pela amizade, pelo respeito e pelo compromisso com as causas populares”, disse.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton (PSB), também lamentou: “Edmilson Soares se vai, mas deixa um legado marcado pelo compromisso com a política, pelo trabalho sério e pela capacidade rara de construir amizades verdadeiras por onde passou. Tive a honra de ser uma delas”.

Amigo pessoal e colega de parlamento, o vereador Marcos Vinícius (PDT) ressaltou a convivência com o parlamentar: “Edmilson deixa um grande vazio em nossas vidas e coração, pois sempre tivemos uma convivência fraterna e muito próxima, vimos nossos filhos crescerem juntos. Ele foi um ser humano diferenciado”.

Edmilson Soares deixa a esposa, Rafaela Medeiros, e quatro filhos, incluindo Tanilson Soares.

Compartilhe: