O deputado estadual Chió (Rede) saiu em defesa dos trabalhadores da fábrica da Alpargatas em Campina Grande, principal unidade produtora das sandálias Havaianas, na Paraíba, diante da campanha de boicote lançada por lideranças da direita política no país. A mobilização, que ganhou força nas redes sociais, gerou preocupação com possíveis impactos no emprego e na economia local.

A campanha de boicote à Havaianas, deflagrada por lideranças políticas da direita no Brasil, vem causando um forte prejuízo à Alpargatas, empresa responsável pela fabricação dos chinelos e sandálias, e temor entre os trabalhadores das fábricas.
Chió classificou a ação como prejudicial aos paraibanos que dependem diretamente da produção da marca. “Mais do que representar as cores do Brasil no mundo, as Havaianas representam milhares de paraibanos que arduamente trabalham para produzi-las. É da produção desses chinelos que milhares de famílias são alimentadas diariamente e não só em Campina Grande, sede de uma das fábricas da Alpargatas, mas em várias cidades vizinhas. Boicotar quem gera tantos empregos e movimenta a economia, é boicotar quem coloca comida na mesa dessas famílias. Não toleraremos!”, declarou o parlamentar.
Leia também
Lula assina decreto de indulto natalino que exclui condenados por crimes contra a democracia
A fábrica de Campina Grande é responsável por mais de 9 mil empregos diretos e indiretos, configurando-se como um dos maiores empregadores da região. A repercussão negativa da campanha já se refletiu no mercado financeiro: em um único dia, a Alpargatas registrou queda acentuada na Bolsa de Valores, com perda de mais de R$ 152 milhões em valor de mercado, conforme estimativas da Elos Ayta Consultoria.
O deputado alertou para os riscos reais que a mobilização pode representar. “A nossa preocupação é que essa campanha infundada traga prejuízos ao povo e represente a possibilidade de desemprego para milhares de paraibanos. Essa é uma preocupação real, é com isso que a classe política precisa se mobilizar e não por uma campanha publicitária ou algum factoide, como eles costumam fazer. A direita mais uma vez ataca o povo brasileiro e nós precisamos fazer o contrário! Neste ano, presenteei com Havaianas, consuma, use, ajude os trabalhadores a colocar pão na mesa todos os dias”, finalizou Chió.
Com informações da assessoria de imprensa.