Política - -
Sabotagem? Guga é acusado de orientar demissões no Hospital do Pet para prejudicar serviços em João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa, que acumula interinamente a Secretaria de Cuidado e Proteção Animal (Secupa), recebeu diversos pedidos de demissão de servidores do Hospital do Pet sem qualquer explicação prévia. Fontes ligadas à direção da unidade acusam o vereador e ex-secretário da pasta, Guga Pet (PP), de ter orientado os funcionários — a maioria nomeados por ele — a pedir demissão, com a promessa de imediata recolocação profissional. O episódio transformou a relação em disputa direta, cujo capítulo mais recente é a acusação de sabotagem no Hospital do Pet, uma das principais vitrines da causa animal na capital paraibana.

Guga Pet teria orientado demissão em massa para prejudicar atendimento à população (Foto: Juliana Santos/CMJP)

As saídas em massa colocariam em risco o funcionamento do hospital, serviço especializado que demanda tempo para contratação e treinamento de novos profissionais. A medida, segundo as fontes, teria objetivo de afetar diretamente a saúde dos animais atendidos e gerar desgaste político para o prefeito Cícero Lucena (MDB).

Leia também
Conheça Layla Lima Ayub, delegada recém-empossada e presa por suspeita de atuar para membros do PCC

Procurado pela reportagem, o secretário Welison Silveira confirmou o recebimento dos pedidos de demissão e destacou que a pasta trabalha contra o relógio para evitar prejuízos aos serviços. “Não podemos deixar que uma questão política prejudique a atenção à saúde dos pets”, disse o secretário. Ele completou: “não cabe na cabeça de ninguém que pessoas que dizem defender o bem estar animal usem desse expediente para atacar adversários”.

O conflito entre Guga Pet e o prefeito Cícero Lucena teve origem em uma tentativa frustrada de alinhamento político. A nomeação de Ítalo Oliveira, filho de Guga, para a secretaria antes ocupada pelo vereador teria sido condicionada à desfiliação dele do PP, seu partido de origem. Guga recusou a condição e anunciou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), adversário de Cícero na disputa pelo Governo da Paraíba nas eleições deste ano. A reação do prefeito foi de surpresa e ironia, ao afirmar que preferia “ficar com a fidelidade dos animais do que com a infidelidade de alguns humanos”.

Procurado pela reportagem, o vereador Guga Pet não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Compartilhe:
Palavras-chave
guga pet