Política - -
Morre aos 58 anos o deputado estadual Alan Sanches, vítima de infarto em Salvador
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) viveu nesta sexta-feira (17) um dia de profunda comoção com o falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), aos 58 anos, vítima de infarto ocorrido no final da manhã em sua residência. A presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, decretou luto oficial de três dias e manifestou pesar em nome de toda a instituição.

Alan Sanches exercia seu quarto mandato como deputado estadual
Alan Sanches exercia seu quarto mandato como deputado estadual (Foto: Divulgação/ALBA)

“A Bahia está de luto, diante da grande perda para a política baiana e brasileira, rogando a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele – agora submetidos a essa dor tão profunda. Manifestou o seu desejo de que Alan Sanches seja recebido com luz e paz, e que a sua memória siga viva entre nós”, declarou Ivana Bastos.

O velório será realizado neste domingo (18), a partir das 9h, no Salão Nobre da Assembleia, disponibilizado pela presidente para a família. Ainda na manhã de domingo, às 9h, será celebrada uma missa em memória do deputado na própria ALBA. O sepultamento ocorrerá às 14h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.

Leia também
Morre aos 32 anos o jornalista Erlan Bastos, apresentador do Bora Amapá, na NC TV

Alan Sanches exercia seu quarto mandato como deputado estadual, tendo sido eleito pela primeira vez em 2011. Sua trajetória política começou como vereador em Salvador, a partir de 2005, cargo para o qual foi reeleito, mas renunciou antes do fim do segundo mandato para assumir a vaga na Assembleia Legislativa. Formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, tinha como parceiro político o filho Duda Sanches, vereador na capital.

O deputado era reconhecido pela postura urbana, pela capacidade de discutir temas de interesse da Bahia e dos baianos de forma elevada, jamais tratando adversários como inimigos. Sua assiduidade e presença marcante na ALBA o credenciaram a ser escolhido cinco vezes pelos jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa como destaque parlamentar (2012, 2014, 2019, 2021 e 2024). Em 2022, recebeu ainda da imprensa especializada o prêmio Rui Barbosa, como o melhor deputado da Legislatura.

Foram inúmeras as manifestações de pesar de parlamentares, vereadores e lideranças políticas de toda a Bahia, chocados com a interrupção de sua vida em pleno vigor – na última quinta-feira ele marcou, como sempre o fazia, presença na lavagem do Bonfim fazendo todo o percurso até o adro da igreja. As mensagens de condolências dirigidas à família foram suprapartidárias, destacando a humanidade que presidia suas ações, a generosidade e a alegria de viver, além da dedicação absoluta ao mandato popular.

O governador Jerônimo Rodrigues emitiu nota de pesar, assim como o presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz, e o partido União Brasil. Parlamentares, órgãos representativos dos servidores da ALBA, prefeitos e outras autoridades também se manifestaram.

A vaga deixada por Alan Sanches será ocupada pelo primeiro suplente, o ex-deputado Luciano Ribeiro, advogado e por duas vezes prefeito de Caculé, que cumpriu mandato na Assembleia Legislativa entre 2015 e 2019.

Fonte: ALBA

Compartilhe: