O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), apresentou nesta quinta-feira (5) mensagem aos vereadores na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, destacando o balanço das ações da Prefeitura em todas as áreas da gestão e anunciando a criação de um novo complexo viário no bairro do Altiplano.

Em discurso na sessão comandada pelo presidente da Câmara, Dinho Dowsley, o gestor exaltou o momento positivo vivido pela cidade, consolidada como um dos principais destinos turísticos do Brasil, e revelou o projeto de mobilidade urbana que será divulgado após o período carnavalesco.
“Após o período carnavalesco, será divulgado o projeto de uma importante obra, amplamente esperada. A ordem de serviço para a construção do Complexo Viário do Altiplano será emitida, incluindo a construção de um túnel próximo à TV Master; a criação de uma via de acesso conectando a Avenida Beira-Rio à Avenida Epitácio Pessoa, paralelamente ao Rio Jaguaribe; a execução de uma rampa ascendente após o Rio Jaguaribe, direcionando ao Altiplano. A edificação de uma ponte estaiada que permitirá o acesso do Altiplano à praia e à Avenida Beira-Rio, além de uma via de acesso direto da Avenida Paulino Pinto ao Altiplano”, detalhou o prefeito.
Cícero ressaltou a geração de mais de 14 mil empregos formais apenas em 2025, com a menor taxa de desemprego da série histórica e liderança no Nordeste entre as capitais. Citou o crescimento do turismo impulsionado por investimentos em infraestrutura, como a entrega de mais de mil ruas calçadas, 180 quilômetros de asfalto novo, iluminação em LED, requalificação de praças, criação de parques lineares, urbanização da Orla Sul e modernização de mercados públicos.
Na educação, foram reconstruídas 55 escolas com padrão tecnológico e investimento de R$ 245 milhões para toda a rede, incluindo unidades com obras em andamento. Foram implantados programas pedagógicos, criado o Pé-de-Meia Municipal e valorizados os professores com reajuste salarial que coloca João Pessoa entre as capitais com melhor remuneração do Norte e Nordeste.
Na saúde, a gestão entregou 82 equipamentos requalificados, o Hospital Dia, sete novas Unidades de Saúde da Família construídas do zero e ampliou o acesso a procedimentos pelo Opera+, com mais de 40 mil procedimentos realizados. Houve também aumento e renovação da frota do Samu.
O prefeito destacou a revitalização do Centro Histórico pelo programa Viva o Centro, que beneficia 600 empreendimentos, recuperação de prédios históricos como o Hotel Globo e o Conventinho, e a modernização da frota de ônibus, consolidando João Pessoa entre as capitais com o transporte público mais novo do Nordeste. Reafirmou o compromisso com a mobilidade urbana pelo projeto João Pessoa Smart City, com início das obras este ano para quatro corredores viários e cinco terminais de integração, financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O presidente da Câmara, Dinho Dowsley, celebrou a parceria com a Prefeitura ao longo de duas legislaturas. Ele lembrou do financiamento junto ao Banco BRB para a construção da nova sede da Câmara, com entrega prevista em 60 dias, e da área doada pela Prefeitura para sede social no bairro dos Bancários, que beneficiará a população junto ao Centro de Doenças Raras e ao Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), com obras avançadas.
“A moderna construção da nova sede da Câmara, com estrutura metálica, integra a preservação do patrimônio histórico e a recuperação de duas ruínas existentes, que se situam no Centro Histórico, especificamente na Rua das Trincheiras. O projeto foi concebido em um momento em que a área da cidade se encontrava em estado de deterioração. A participação da Prefeitura foi fundamental para o debate, com o apoio do prefeito Cicero Lucena, do Município, do Estado e do governador. Essa colaboração permitiu a construção desta nova realidade, inclusive com a criação da Secretaria do Centro Histórico, atualmente liderada pelo secretário Thiago Lucena”, afirmou Dinho Dowsley.
Fonte: PMJP