O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira (9) que encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a escala de trabalho 6×1 e reduz a jornada normal para 36 horas semanais. A matéria, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), foi apensada a outra proposta de idêntico teor, apresentada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

O texto aprovado pela CCJ prevê que a nova jornada entre em vigor 360 dias após a publicação da emenda constitucional. Atualmente, a Constituição estabelece jornada máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais. A proposta faculta a compensação de horários e a redução da jornada, desde que por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Leia também
Seis mortes suspeitas por pancreatite são investigadas no Brasil por uso de canetas emagrecedoras
Motta afirmou que o tema será tratado com equilíbrio e responsabilidade. “Vamos ouvir todos os setores com equilíbrio e responsabilidade para entregar a melhor lei para os brasileiros. O mundo avançou, principalmente na área tecnológica, e o Brasil não pode ficar para trás”, declarou o presidente da Câmara por meio de suas redes sociais.
Após aprovação na CCJ quanto à admissibilidade, a PEC seguirá para análise em comissão especial. A medida busca alterar o artigo da Constituição que regula a duração do trabalho, atendendo a reivindicações históricas de centrais sindicais e partidos de esquerda pela redução da jornada sem perda salarial.
Fonte: Agência Brasil