A cidade de João Pessoa se prepara para realizar a terceira edição da Corrida Paraibana pelo Autismo, evento confirmado pelo prefeito Cícero Lucena (MDB) para o dia 26 de abril. Com largada prevista no Busto de Tamandaré, a prova projeta reunir cerca de 2 mil corredores, consolidando a capital paraibana como referência nacional em eventos esportivos de inclusão voltados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio oficial ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), no Centro Administrativo Municipal, em reunião que contou com a participação da Associação Paraibana de Autismo e do Instituto Pro Kids.

Durante o lançamento, Cícero Lucena enfatizou o interesse de outras cidades brasileiras em replicar o modelo adotado em João Pessoa. O gestor destacou que a corrida é uma peça fundamental dentro de uma política pública mais ampla, que já inclui a ampliação do acesso à educação para crianças com TEA e projetos artísticos.
Leia também
André Mendonça assume relatoria do caso Banco Master; inquérito está ligado a fraudes no INSS
“Este é um evento que se consolida como referência nacional. Cidades de todo o país têm demonstrado interesse em replicar a iniciativa, com o objetivo de conscientizar a sociedade e ampliar as oportunidades para crianças autistas e seus familiares. Aberta a atletas de todos os níveis, a corrida promove inclusão, respeito e bem-estar para todos os participantes”, afirmou o prefeito.
A integração entre esporte, arte e inclusão social também foi ressaltada pelo diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves, que mencionou o intercâmbio de experiências com municípios como Itabaiana, Pilar e Guarabira. Segundo ele, a iniciativa faz parte de um planejamento que visa descobrir e valorizar potenciais para o mercado de trabalho entre jovens autistas.
“Compartilhamos essa experiência com outros municípios paraibanos, como Itabaiana, Pilar e Guarabira. Em Campina Grande, estamos em fase de estruturação. Vários municípios têm nos procurado para discutir e planejar ações de inclusão social pela arte. A corrida dos autistas se insere nesse contexto de desenvolvimento da política de inclusão do prefeito Cícero Lucena. Contamos com diversos artistas, crianças e jovens autistas que possuem potencial para o mercado de trabalho”, explicou o diretor.
A prova é aberta ao público geral, mas foca especialmente no acolhimento das famílias de pessoas com autismo, que no ano anterior registraram a participação de 300 atletas com o transtorno. A presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, reforçou que o ambiente da corrida, inserido no mês de conscientização sobre o autismo, é rigorosamente planejado para oferecer conforto, contando com atividades recreativas e suporte especializado.
“A Prefeitura Municipal de João Pessoa tem sido parceira desde a primeira edição, assim como a Associação Paraibana de Autismo, a qual realiza o evento. No ano anterior, mães de pessoas com autismo participaram e se destacaram na corrida de 10 km. A iniciativa visa incentivar a prática esportiva e promover os benefícios da saúde”, destacou Hosana.
Com informações de PMJP.