O município de Rio Tinto viveu um marco histórico em sua trajetória de emancipação urbana nesta terça-feira (31), com a entrega de 351 escrituras de imóveis pelo governador João Azevêdo (PSB). A ação faz parte da segunda etapa do programa de regularização fundiária executado pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), que já totaliza 1.051 propriedades regularizadas na cidade. O investimento superior a R$ 36 milhões visa reverter o estigma de “Cidade Privatizada” que acompanhava a localidade desde 1918, período em que a família Lundgren, antiga proprietária da Companhia de Tecidos Rio Tinto, detinha a posse da maioria das residências.

A solenidade, realizada no Ginásio Gerbasão, foi marcada pela oficialização da propriedade para famílias que aguardavam há décadas pelo documento. Além das escrituras, o governo efetuou a entrega de 10 unidades habitacionais por meio do programa Parceiros da Habitação. Durante o evento, João Azevêdo enfatizou o peso político da decisão de enfrentar o impasse imobiliário.
Leia também
Juiz e advogado fazem brincadeira sobre Golpe Militar de 1964 durante sessão na Justiça paraibana
“Nesses mais de 30 anos lutando para resolver o problema de uma cidade que pertencia a um grupo familiar, passa um filme na minha cabeça, porque a pergunta que fica é: por que não foi feito antes? Por que deixaram as pessoas sofrerem durante tanto tempo? Na verdade, faltou decisão política e a coragem que o nosso governo teve para resolver um problema histórico”, afirmou o governador, tranquilizando os moradores sobre a segurança jurídica de seus lares: “A casa está escriturada. A casa é de vocês”.
O processo administrativo foi fundamentado no Decreto nº 46.743, de julho de 2025, que autorizou a desapropriação dos imóveis para famílias com renda de até três salários-mínimos. Segundo a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, a iniciativa garantiu que mais de 20% das residências do município estejam agora formalmente regularizadas. A desapropriação alcançou áreas do Centro e do Distrito de Salema, incluindo equipamentos públicos como o Clube Social de Rio Tinto. O vice-governador Lucas Ribeiro reforçou que a medida encerra uma situação de incerteza que se arrastava por gerações.

“É um investimento que garante o título de casa própria para a população, levando dignidade, segurança jurídica e respeito às famílias. Esse é o compromisso do nosso governo: enfrentar problemas estruturais, entregar resultados concretos e seguir avançando, com responsabilidade e foco em melhorar a vida das pessoas em toda a Paraíba”, destacou.
A prefeita Magna Gerbasi classificou a gestão estadual como um “divisor de águas”, ressaltando que a desprivatização devolveu a cidade ao povo. O sentimento de alívio foi compartilhado por beneficiários como a aposentada Maclina Maria, conhecida como dona Creuza, que mora na mesma residência há 60 anos.
“O maior sonho da minha vida está sendo realizado hoje porque só Deus sabe as noites que passei sem dormir, as lágrimas, as dificuldades de viver tantos anos pagando um aluguel na casa que moro há mais de 60 anos, e agora, finalmente dizer que a casa que foi dos meus pais, agora é minha. Obrigado governador por libertar o povo de Rio Tinto”, comemorou. A cerimônia contou com a presença de parlamentares e lideranças regionais, consolidando a regularização como uma ferramenta de inclusão social e valorização patrimonial para a população sertaneja.
Com informações de Secom-PB.