O governador Lucas Ribeiro (PP) lançou nesta sexta-feira (24) o Ciclo 2026 do Orçamento Democrático Estadual (ODE), em solenidade realizada no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. O evento marcou o início de um calendário com 16 grandes plenárias regionais que percorrerão todas as Regiões Geoadministrativas (RGA) para ouvir a população dos 223 municípios e definir prioridades de investimentos para o próximo ano.

As audiências, que contarão com a participação de todo o Governo estadual, vão eleger demandas nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura e outras políticas públicas. O ciclo começa em Cajazeiras, no dia 7 de maio, e se encerra em João Pessoa, no dia 2 de julho.
Durante o lançamento, que contou com a presença da primeira-dama Camila Mariz, o governador destacou o compromisso da gestão com a participação popular. “O nosso Governo tem o compromisso de construir políticas públicas com as pessoas — é motivo de muito orgulho ter caminhado, nos últimos três anos, pela Paraíba durante as audiências do Orçamento Democrático, dialogando com a população, discutindo e recebendo demandas. É um processo fundamental, porque política só se faz dessa forma. Se você se afasta das pessoas, se você não quer ouvir, você não vai saber qual a melhor decisão”, afirmou.
Lucas Ribeiro reforçou ainda o papel do servidor público: “Esse compromisso nós teremos, sim. O compromisso de continuar ouvindo a Paraíba, de continuar dialogando —até porque nós somos servidores desse povo; é a esse povo que servimos e devemos prestar contas do que estamos fazendo. Tenho certeza de que iremos continuar nesse ritmo e tenho muito orgulho da equipe que nós temos”.
O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, ressaltou que o ODE já se consolidou como política de Estado. “O Orçamento Democrático não é um projeto; projeto é finito. O Orçamento Democrático é uma política de Estado. Uma prova disso é que são destinados mais de R$ 900 milhões para atender as demandas do Orçamento Democrático Estadual, fruto da escuta da sociedade paraibana”, observou.
O secretário-executivo do ODE, Júnior Caroé, definiu o momento como renovação de compromisso. “Hoje é a renovação de um compromisso profundo com o povo da Paraíba. Um compromisso que não nasce nos gabinetes, mas que ganha forma na escuta, no olhar atento e na palavra dita com coragem por cada cidadã e cidadão deste Estado. A partir da população, nós fazemos coisas maravilhosas, como a Vila Olímpica de Guarabira, que entregamos recentemente e que nasceu do desejo da juventude da região do Brejo”, disse.
Leia também
VÍDEO: Advogada espancada por ex-prefeito rebate comentários de defensores do agressor
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, destacou o caráter social da iniciativa: “Só quem enfrenta as dificuldades sabe dizer o que precisa. E aí reside a importância do Orçamento Democrático Estadual, em saber ouvir a população. Mais que isso: atender as demandas do povo da Paraíba nas mais diversas áreas. E a Secretaria de Desenvolvimento Humano está à disposição para seguir fortalecendo as políticas públicas em benefício do nosso povo”.
Representando os prefeitos paraibanos, o prefeito de Mamanguape, Joaquim Fernandes, comparou o processo ao diagnóstico médico: “Eu sou médico; e tem algo que eu aprendi na medicina é que a gente precisa ouvir. Não existe nenhum diagnóstico certo e nenhum tratamento eficaz sem antes ouvir com muita atenção o que o paciente tem e o que ele precisa. O Orçamento Democrático tem conquistado toda essa credibilidade por essa capacidade de ouvir e de atender as demandas da população, a exemplo da população de Mamanguape”.
A solenidade reuniu deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos e diversas lideranças políticas, além de secretários de Estado.
Fonte: Secom-PB