O prefeito Leo Bezerra (PSB) formalizou, nesta sexta-feira (26), a convocação de mais 97 candidatos aprovados no último concurso público voltado para a Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. O ato administrativo eleva para 500 o número total de profissionais convocados pela atual gestão municipal para o setor pedagógico. A divulgação oficial ocorreu durante uma rodada de conversações mantida com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem). A reunião de trabalho foi sediada nas dependências do Gabinete do Prefeito, localizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.

O ingresso dos novos profissionais tem como objetivo reestruturar e ampliar o quadro funcional do ensino público da capital, dando uma assistência de maior qualidade aos estudantes matriculados nas unidades escolares municipais. Ao detalhar o andamento do cronograma de admissões e o cumprimento das etapas estipuladas no planejamento da gestão, o prefeito Leo Bezerra expôs o balanço das ações executadas nos últimos meses.
“Em apenas seis meses, realizamos o concurso da Educação, nomeamos os 403 aprovados dentro das vagas previstas no edital e, agora, estamos convocando mais 97 candidatos do cadastro de reserva”. Em seu pronunciamento, o governante avaliou o impacto percentual do novo grupo de servidores e estendeu as saudações aos profissionais que passam a integrar a rede, ressaltando: “Esse novo chamamento representa quase 25% a mais de convocações e reforça o nosso compromisso com a valorização dos professores e com uma educação pública cada vez melhor. Parabéns a todos os convocados! Vocês chegam para fortalecer a nossa Rede Municipal de Ensino e ajudar a construir um futuro ainda melhor para os nossos estudantes”, disse o prefeito.
A audiência institucional teve a participação direta da secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro. A titular da pasta adiantou que o grupo recém-convocado é integrado por uma composição mista entre professores e especialistas da área educacional. Esse arranjo logístico foi programado para permitir a incorporação imediata e o início das atividades dos novos servidores já no começo do próximo semestre letivo.
“Resultado direto do diálogo constante entre a gestão municipal e os representantes dos aprovados. Essa ação demonstra o compromisso do prefeito em promover convocações graduais, respeitando as possibilidades orçamentárias anuais da Prefeitura”, disse a secretária.
A iniciativa da administração municipal também foi recepcionada de maneira positiva pela representação sindical da categoria. O presidente do Sintem, Élder Assis, manifestou sua satisfação diante do anúncio e destacou a abertura dos canais de conversação mantidos com o governo local. O dirigente dos trabalhadores registrou que o prefeito Leo Bezerra assina ainda hoje a portaria que oficializa a nomeação desses profissionais.
“Trata-se de um avanço significativo, e as partes acordaram manter as negociações para avaliar a possibilidade de novas convocações no futuro”, disse Élder Assis.
Com informações de PMJP.