Geral -
Ex-presidentes da República repudiam ataques ao STF
Termômetro da Política
Compartilhe:
Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma se manifestaram por meio das redes sociais, enquanto Sarney e Temer enviaram mensagens ao ministro Dias Toffoli (Foto: Divulgação/STF)

O que Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma têm em comum além de serem ex-presidentes da República é a defesa pelo estado democrático de direito. Os seis se opõem aos ataques que têm sido dirigidos à Suprema Corte do Brasil, muitos deles com apoio do atual presidente Jair Bolsonaro, quando este participa de manifestações antidemocráticas, ou ainda insuflados por seus filhos, como fez o deputado Eduardo Bolsonaro.

Os ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer manifestaram repúdio aos ataques sofridos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na noite do último sábado (13), e prestaram total solidariedade à Corte, em defesa da democracia e do respeito às instituições republicanas.

Eis o teor das manifestações de apoio ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, estendidas aos demais ministros da Suprema Corte:

José Sarney

“Solidário à sua mensagem, junto o meu protesto contra inqualificável e criminosa agressão ao STF, guardião da Constituição, integrado por magistrados de altas virtudes culturais e morais. Peço para estender minha solidariedade a toda Corte”.

Fernando Collor

“O STF é o guardião da Constituição Federal e dos direitos fundamentais. Atacar a Suprema Corte é uma afronta à mais básica racionalidade democrática e uma ofensa à ordem constitucional! Tentar amedrontar a Justiça com manifestações de ódio é intolerável!”

Fernando Henrique Cardoso

“Minha solidariedade ao STF é total. Os fogos vistos no YouTube e a voz tremebunda atacando-o são contra a democracia. Gritemos: não ao golpismo! Os militares são cidadãos: devem obediência à Constituição como todos nós. Defendamos juntos Brasil, povo e lei, antes que seja tarde”.

Luiz Inácio Lula da Silva

“Qualquer instituição que faz parte da garantia do funcionamento da democracia no nosso país precisa ser respeitada em sua plenitude. É inadmissível a irresponsabilidade dessa manifestação agressiva contra o STF”.

Dilma Rousseff

“Todos devem obediência à Carta Magna. Ninguém está acima dela. Ataques ao STF e ao Congresso precisam ser respondidos nos termos da lei”.

Michel Temer

“Presidente Dias Toffoli. Receba minha solidariedade à sua manifestação. A agressão física à Suprema Corte revela o desconhecimento de suas elevadas funções como um dos principais garantes da democracia, integrada, como é, por juristas do maior porte e forjados na ideia de rigoroso cumprimento da Constituição Federal”.

Fonte: STF

Compartilhe: