Cultura -
Fórum de Artistas Pretas e Pretos na Paraíba apresenta demandas à Funjope
Termômetro da Política
Compartilhe:
Propostas como o estabelecimento de cotas, formação e qualificação para a população negra serão avaliadas pela Funjope (Foto: Divulgação/Funjope)

Representantes do Fórum de Artistas Pretas e Pretos na Paraíba estiveram ontem (27) na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para expor as problemáticas da comunidade negra e sugerir como a Prefeitura de João Pessoa pode acolher esses artistas dentro da sua grade de programação, com políticas públicas focadas neles.

A comissão entregou um documento com propostas que serão analisadas, como a geração de políticas voltadas para a cultura preta periférica; estabelecimento de cotas para a população negra em todos os editais culturais lançados pelo município, com paridade de gênero; formação e qualificação por meio de oficinas e minicursos.

Veja também
Ministério Público de Contas protocola representação contra a Prefeitura de Conde por retirada de monumento

“A expectativa é que juntos possamos, de fato, estruturar e implementar políticas públicas afirmativas para a população preta”, pontuou Dendê Ma’at, do Movimento Hip Hop. Para ela, é preciso entender as necessidades e particularidades no contexto racial. “Assim seria possível unir forças e alinhar diálogos num sentido mais horizontalizado, permitindo que artistas pretos e pretas consigam se sentir parte para contribuir e acessar recursos voltados à cultura”, disse.

“Dentro do nosso planejamento, estamos dando continuidade, avançando na conversa com os fóruns de cultura. Tivemos uma conversa muito boa que passou por temas de identidade preta, processos de inclusão da comunidade dos artistas pretos. A Funjope está se abrindo para esse segmento”, comentou o diretor executivo Marcus Alves.

Compartilhe: