Cultura -
Miragem Web Festival terá Potyguara Bardo e Totonho + Seu Pereira
Termômetro da Política
Compartilhe:
Potyguara Bardo é intérprete, compositora e drag queen natalense (Foto: Roan NAscimento/Divulgação)

O festival de música independente Miragem realiza nos próximos dias 6 e 7 de março uma edição on-line com line-up e formato inéditos ao público. Realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), Funjope e Prefeitura Municipal de João Pessoa, com recursos da Lei Aldir Blanc e do Governo Federal, o Miragem Web Festival contará com mais de 5 horas de transmissão, com shows de oito artistas de estados como Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Duas atrações já estão confirmadas: Potyguara Bardo (RN) e Totonho + Seu Pereira (PB). 

Com palco montado no Vila do Porto, em João Pessoa, as gravações exclusivas foram feitas obedecendo todas as recomendações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) diante a pandemia de covid-19. O sábado (6) contará com artistas da cena independente LGBTQIA+ brasileira, como Potyguara Bardo; no domingo (7), terá a música paraibana como foco, mas também incluirá artistas de PE e SP na programação. 

Veja também
Prefeitura de Cabedelo abre inscrições para oficinas de formação cultural

Potyguara Bardo é intérprete, compositora e drag queen natalense (RN). Em 2018, aos 22 anos de idade, estreia em disco com Simulacre, após uma imersão junto à Incubadora de artistas DoSol – sob a direção artística de Anderson Foca, a incubadora é responsável por revelar alguns dos mais importantes nomes da cena independente norte-rio-grandense. No álbum, a jovem drag apresenta a mistura viva que encarna em seus espetáculos, entre a ancestralidade, o pop e um experimentalismo que borra as fronteiras entre eles. 

Numa apresentação inédita, montada especialmente para o Miragem, vem Totonho e Seu Pereira. Totonho é uma das principais referências da música alternativa brasileira, desde 2012, quando foi lançado pela gravadora Trama. Natural de Monteiro (PB), já lançou quatro trabalhos autorais, sendo eles ‘Totonho & Os Cabra’ (2001), ‘Sabotador de Satélites’ (2005), ‘Coco Ostentação’ (2016) e ‘Samba Luzia Gorda’ (2018), pela gravadora YB Music. Jonathas Pereira, parceiro de palcos e composições, é músico, cantor, compositor e poeta paraibano. Em 2009 montou o projeto Seu Pereira e Coletivo 401, uma das mais populares bandas nordestinas independentes da atualidade. Com ela, lançou três discos. Em 2021, Pereira se prepara para lançar o primeiro álbum da carreira solo.

Desde 2018, o Miragem Festival acontece em João Pessoa e uma terceira edição estava prevista para o ano de 2020. Porém, o cenário mudou com o desencadear da pandemia. “A gente segurou a ideia e queria fazer uma edição web ainda em 2020. Iríamos  realizar com patrocínios de algumas marcas, mas antes que isso fosse para frente, veio a aprovação do projeto pela Lei Aldir Blanc”, comentou Felipe Matheus Lima, produtor do festival.

“Em 2018 surgiu o festival junto com a casa Miragem, comemorando um ano desde a inauguração. A casa fechou depois de um tempo, mas fizemos em 2019 uma segunda edição e trouxemos para João Pessoa shows de bandas como Terno Rei, Maglore, Heavy Baile. Conseguimos trazer uma galera muito boa”, lembrou Felipe Matheus. “Estamos muito felizes em colocar a edição web pra frente, recebendo muitos artistas de João Pessoa e de todo o país que fazem parte da cena independente”, concluiu.

Serviço

MIRAGEM WEB FESTIVAL

6 e 7 de março de 2021

Transmissão gratuita via YouTube

Acompanhe o Miragem no Instagram.

Compartilhe: