Política -
Câmara de João Pessoa permite elevar contribuição dos aposentados e pensionistas de 11% para 14%
Termômetro da Política
Compartilhe:
Aposentados e pensionistas passarão a contribuir com percentual mais alto (Foto: Divulgação/IPM)

Na Sessão realizada nessa quinta-feira (22) por meio de videoconferência, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou a Medida Provisória (MP 03/2021) que eleva a alíquota de contribuição para dos aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Municipal (IPM) de 11% para 14%.

O líder do governo na Câmara, vereador Bruno Farias (Cidadania), esclareceu que houve essa majoração para os servidores efetivos no ano passado e que por força de lei federal automaticamente foi repassado aos inativos. Ainda de acordo com Bruno, o aumento da alíquota já está efetivado.

Veja também
CMJP derruba veto de Cartaxo e institui protocolo eletrônico na saúde municipal

“Ocorre que, embora o aumento possa ser automático, como foi, o Ministério da Previdência [Secretaria de Previdência, órgão ligado ao Ministério da Economia] exigiu que seja oficializado por força de lei, sob pena de não se emitir o Certificado de Regularidade Previdenciária para João Pessoa. Isso acarretaria diversos problemas para o município como a dificuldade de efetivar convênios e contratos com o Governo Federal e repasses de recursos”. 

Os vereadores Marcos Henriques (PT) e Junio Leandro (PDT) votaram contra, alegando a necessidade de conhecer melhor a matéria. O vereador Tarcísio Jardim (Patriota) se absteve sem qualquer justificativa.

Com informações da CMJP

Compartilhe: