Política -
Governo da Paraíba institui Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca
Termômetro da Política
Compartilhe:
Lei é de autoria da deputada estadual Cida Ramos (Foto: Keicy Victor/Divulgação)

Após reconhecer o coco de roda, a ciranda e a mazurca como patrimônios culturais e imateriais da Paraíba, o Governo do Estado institui um dia estadual para celebrar estas manifestações culturais. A Lei 11.959/2021, que cria o Dia Estadual do Coco de Roda, Ciranda e Mazurca na Paraíba, foi publicada na edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Em homenagem a Nossa Senhora Sant´Ana, que é representativa para os mestres e mestras do coco, da ciranda e da mazurca, o dia estadual dessas manifestações será celebrado em 26 de julho e a data passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado.

De acordo com a autora da Lei, deputada Cida Ramos (PSB), o objetivo é valorizar a memória, promover as atividades culturais e estimular as novas gerações para que mantenham vivas estes gêneros culturais.

A construção da Lei atendeu a pedidos de movimentos culturais do estado, tanto de integrantes de grupos tradicionais quanto de novos movimentos de estudos e pesquisas sobre o tema. Tais manifestações representam parte fundamental da formação histórico-cultural da identidade brasileira, em especial a nordestina.

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada Cida Ramos

Compartilhe: