Política -
Confirmação da Copa América 2021 no Brasil gera revolta na imprensa esportiva
Termômetro da Política
Compartilhe:
Seleção Brasileira no título da Copa América de 2019; evento deste ano traz mais críticas que elogios (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A confirmação da realização da Copa América 2021 no Brasil gerou revolta imediata até mesmo na imprensa esportiva, que prontamente vibraria com a escolha do país como sede de uma competição continental, caso o cenário não fosse de 500 mil mortes e o Brasil tido como epicentro da pandemia de covid-19 no mundo.

Além dos milhares de mortos, a gestão do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia também foi alvo de críticas, comparando-se a demora para responder à compra de vacinas no ano passado e a prontidão na resposta ao pedido da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para a realização do evento.

Veja também
Punhos de Repúdio arrecada R$ 53 mil em campanha de financiamento coletivo e alcança última meta

O jornalista Luis Roberto, comentarista e narrador esportivo da Rede Globo e dos canais SporTV afirmou que o evento é um tapa na cara dos brasileiros. Assista a seguir ao desabafo:

Em seu blog, o jornalista Juca Kfouri publicou: “A Confederação Genocida de Futebol Sul-Americana pediu para Casa Bandida e Genocida do Futebol Brasileiro que pediu ao genocida que desgoverna o país para receber a Copa Genocida da América recusada pela Argentina e pela Colômbia.”

Em seguida, Juca Kfouri deseja que “governos estaduais responsáveis proíbam jogos em suas cidades e governos nacionais proíbam suas seleções de virem a um dos epicentros da pandemia no mundo”. Os governos de Pernambuco e Rio Grande do Norte já se manifestaram contrários à realização do evento.

Confirmação

Na manhã desta segunda-feira (31), a Conmebol confirmou através das redes sociais que a Copa América de 2021 será sediada pelo Brasil. O acordo foi firmado depois que a Argentina, através de um comunicado do Ministro do Interior daquele país, Wado de Pedro, confirmar que não teria condições de sediar o torneio pela piora da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com aproximadamente 45 milhões de habitantes, a Argentina já registrou mais de 3,6 milhões de casos da doença e 76 mil mortes causadas pelo vírus.

“A Copa América de 2021 será disputada no Brasil. As datas de início e finalização do torneio estão confirmadas. As sedes e a tabela serão informadas pela Conmebol nas próximas horas”, disse a Confederação Sul-Americana de Futebol em sua conta no Twitter. Também pela rede social, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por “sediar o torneio de seleções mais antigo do mundo”.

A Copa América ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho, com a participação de 10 seleções divididas em dois grupos. Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai estão no Grupo A. Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela formam o Grupo B.

Con informações da Agência Brasil.

Compartilhe: