Cultura -
Autores fazem campanha para lançar livro e destinar lucro das vendas ao combate à fome
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
“Contos de Quarentena 2” está em campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse (Imagem: Reprodução)

Durante a pandemia, os brasileiros voltaram a encarar a fome e a extrema pobreza. A realidade vivida por 14 milhões de pessoas motivou um grupo de autores a lançar o livro Contos de Quarentena 2, que doará de forma integral todo o lucro da venda dos livros para o combate à fome de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Acho que é um dos maiores problemas [a fome], além do atraso das vacinas e meio milhão de mortos, que é um número assustador. Para as pessoas que estão lutando para continuar vivendo, a fome se tornou um grande problema”, reflete o organizador da obra, Mauro Paz.

Veja também
Novo álbum de Marisa Monte, “Portas” evoca o Sol para iluminar dias melhores

Repleto de autores da nova geração e de diversas regiões do Brasil, o livro aposta na diversidade para refletir sobre como está sendo enfrentar a pandemia, partindo de questões existenciais até questões simples do cotidiano. A obra foi escrita por 21 autores, entre eles o escritor e jornalista Tiago Germano.

Tiago, que também é colunista do Termômetro da Política, marca presença no livro com o conto “Schiphol-Galeão”, uma narrativa sobre sua volta para o Brasil, a tensão de não saber se as fronteiras seriam fechadas e como foi fazer uma conexão em Amsterdã, que virou uma cidade deserta por causa da quarentena. Para o autor, o projeto tem grande importância, uma vez que não podemos esquecer as consequências sociais que a pandemia trouxe.

Clique aqui para apoiar o projeto “Contos de Quarentena 2”

“A importância é fundamental, na medida em que nem todo mundo está tendo esse tipo de oportunidade que alguns de nós [que trabalham remotamente], temos: a de não conseguir enxergar na pandemia nada além do que ela é – uma grande tragédia, com consequências desastrosas para um país que já se vê imerso em outras grandes tragédias como a fome e a falta de sensibilidade social deste governo e da população que lhe dá suporte”, disse Tiago Germano.

Segunda edição

Contos de Quarentena é um projeto que está na segunda edição, sendo a primeira lançada de forma digital e gratuita, com contos que não necessariamente foram escritos sobre e durante a pandemia, mas que refletem o isolamento social. O livro também está disponível para compra na Amazon, a partir de uma taxa simbólica. Segundo o organizador, a primeira edição teve cerca de 1600 downloads.

Tiago Germano também escreveu na primeira edição, na qual publicou sobre a experiência do isolamento social em Norwich, na Inglaterra, durante parte do seu doutorado em escrita criativa, no conto intitulado “Cheek to Cheek

A nova edição está em campanha de financiamento coletivo no Catarse e o dinheiro arrecado será dividido entre os custos de publicação do livro (32%), as despesas de envio (20%) e do Cartase (10%). O lucro dos autores e o editorial será revertido para o projeto Panela Cheia Salva (38%), organizado pela Central Única das Favelas (Cufa), Gerando Falcões e a Frente Nacional Antirracista, com apoio da União SP e cooperação da Unesco.

Compartilhe: