ads
Geral -
Construído em colaboração com pesquisadores da UFCG, radiotelescópio Bingo é apresentado à comunidade científica
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Telescópio auxiliar Uirapuru, localizado na UFCG (Foto: Divulgação)

Comunidade científica e amantes da astronomia de todo o mundo estão sendo apresentados nesta semana aos resultados mais recentes da instalação do radiotelescópio Bingo, no município de Aguiar, na Paraíba. O telescópio está sendo construído a partir de colaboração internacional, em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O Bingo é um telescópio que será o primeiro a mapear as oscilações acústicas de bárions ou BAO, como é conhecido em inglês, na faixa de rádio do espectro eletromagnético. Essas ondas foram emitidas há 4,5 bilhões de anos e, através delas, permitem estudar a evolução do Universo no seu processo de expansão. Outra função desempenhada pelo telescópio é o estudo de fenômenos de rádio estranhos, os chamados pulsos rápidos de rádio.

Veja também
Autores fazem campanha para lançar livro e destinar lucro das vendas ao combate à fome

As BAO possuem as mesmas características emitidas por antenas de telecomunicação e dispositivos de comunicação dos aviões, o que dificulta a existência de lugares no mundo que sejam livres da interferência de rádio. O município de Aguiar foi escolhido como o local de instalação do Bingo por causa da sua baixa interferência de rádio em relação ao sinal das BAO e por ter uma topografia favorável, que oferece uma proteção natural contra as interferências.

O projeto conta professores, pesquisadores e equipes da Universidade Federal de Campina Grande, vinculados à Unidade Acadêmica de Física e ao Departamento de Engenharia Elétrica e ao campus de Sumé. Além deles, também colaboraram pesquisadores da USP e INPE, e pesquisadores da China, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Suíça.

O projeto tem previsão para ser finalizado na segunda metade de 2022.

Matéria ajustada às 9h36 do dia 8.7.2021 para acréscimo de informações.

Compartilhe:
Palavras-chave
bingoufcg