Política -
Presidente da CPI do Feminicídio ressalta importância de denunciar violência contra a mulher
Termômetro da Política
Compartilhe:
Para a deputada Cida Ramos, o papel de denunciar atos de violência contra a mulher deve ser de todos (Foto: Divulgação)

A deputada estadual e presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Cida Ramos (PSB), divulgou nota na tarde desta segunda-feira (12) em solidariedade à arquiteta e digital influencer Pamella Holanda, que publicou vídeos sendo agredida pelo seu ex-marido, conhecido como DJ Ivis. Confira a nota a seguir:

Veja também
Após denunciar agressão, ex-mulher de DJ Ivis diz: “Eu não vou me calar!”

Nota em solidariedade a Pâmella Holanda

Como Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Feminicídio, eu, deputada estadual da Paraíba Cida Ramos, expresso minha total solidariedade a Pamella Holanda, agredida em sua casa, com puxões de cabelo e socos, na presença de sua filha, pelo DJ paraibano Iverson de Souza Araújo, mais conhecido como DJ Ivis.

O caso expõe ao Brasil cenas terríveis do que acontece nos domicílios de milhares de mulheres e meninas cotidianamente. Elucida a dinâmica da violência doméstica, do machismo e da misoginia que provocam violações de direitos e, muitas vezes, o feminicídio. Reafirma a posição do país como o quinto que mais mata mulheres no mundo e que agride 8 mulheres a cada minuto.

Corajosamente, Pamella Holanda compartilhou as imagens das agressões em rede social neste domingo, demonstrando que a denúncia é uma ferramenta importante contra a violência, todavia, muitas mulheres são agredidas e não têm condições de se manifestarem, por isso, cabe a toda sociedade e aos poderes públicos o dever da denúncia.

A Lei 11.779/2020, de minha autoria, institui o Protocolo Emergencial Sinal Vermelho de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. Enquanto durar o período de pandemia, atendentes de farmácias devem ficar atentos ao receberem uma mulher que apresente, na palma da mão, um sinal vermelho feito em “x”. Ela deve ser encaminhada a uma sala segura para aguardar atendimento especializado.

A ação deve ocorrer sem chamar a atenção dos demais clientes ou do possível agressor. O estabelecimento também deve anotar o nome completo da mulher e o seu endereço, caso ela tenha que sair do local, e ligar para a Polícia Militar (190).

Já a Lei 11.994/2021, também de minha autoria, é mais de uma de nossas conquistas nessa trincheira, determina que as contas de água, luz e gás devem conter telefones de emergência para denúncias de violência doméstica na Paraíba.

Sigo firme na defesa intransigente da vida das mulheres! Meu total repúdio a toda e qualquer forma de agressão!  

Cida Ramos

Deputada Estadual da Paraíba

Compartilhe: