Política -
Projeto que coíbe violência política contra a mulher deve entrar na pauta do Senado
Termômetro da Política
Compartilhe:
Relatora do projeto que coíbe a violência política contra a mulher, Daniella Ribeiro é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação)

Deve entrar em pauta na sessão desta terça-feira (13), no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL 5613/2020) que trata da violência política contra a mulher. A proposta é de origem da Câmara dos Deputados, de autoria da deputada Rosangela Gomes (REP-RJ), e tem Daniella Ribeiro (PP-PB) como relatora no Senado, que considera o projeto de extrema relevância para coibir casos de discriminação às mulheres que estão na política.

De acordo com o projeto, será proibida a propaganda eleitoral que venha depreciar a condição da mulher ou que estimule sua discriminação. Também torna crime a produção ou oferecimento de vídeo com conteúdo inverídico sobre partidos e candidatos, assim como a divulgação desse tipo de conteúdo durante período eleitoral.

Veja também
João Azevêdo rebate fala xenofóbica de Antônia Fontenelle

“É um projeto muito importante e urgente porque trata da discriminação que tantas mulheres que estão na política sofrem simplesmente porque são mulheres. A discriminação de gênero ainda é muito forte no nosso país, e na política não é diferente”, afirmou a senadora, que apesar da postura em defesa das mulheres neste projeto, tem se posicionado sempre na base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que costuma disseminar falas e posicionamentos machistas.

O PL 5613/2020 prevê ainda o crime de assédio à candidata, mediante discriminação; e determina a proporção entre homens e mulheres nos debates entre os candidatos nas eleições proporcionais.

Com informações da assessoria de imprensa da senadora Daniella Ribeiro.

Compartilhe: