ads
Geral -
Cícero projeta vacinação contra covid-19 para grupo 30+ na próxima semana
Termômetro da Política
Compartilhe:
Previsão da Prefeitura de João Pessoa é alcançar cobertura vacinal de 80% da população elegível para vacina (Foto: Divulgação/PMJP)

A faixa etária prioridade para vacinação contra a covid-19 deve ser reduzida na capital, em breve. De acordo com o prefeito Cícero Lucena (PP), até a próxima semana o município deverá iniciar a imunização de pessoas a partir dos 30 anos. A previsão foi feita durante entrevista coletiva no Centro Administrativo Municipal (CAM), nesta segunda-feira (19), onde o gestor fez balanço das ações relativas à pandemia. Atualmente, 77% das pessoas acima dos 18 anos já foram imunizadas.

O gestor falou sobre o número de 541.802 vacinas aplicadas desde o início da campanha, sendo 403.207 com primeira dose (D1) e 138.595 com a segunda dose (D2). Este último dado já passa por modificação com a aplicação da segunda dose durante a manhã desta segunda (19). Isso significa que João Pessoa conta com um índice de 77% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose e 30% da segunda.

Veja também
Vacina João Pessoa: saiba como fazer o cadastro e agendar sua imunização contra covid-19

“Temos a expectativa de receber novas doses esta semana e esperamos que o total recebido nos permita chegar ao final da semana com 80% da população vacinada com a D1”, afirmou. O planejamento inicial seria reduzir a faixa etária para o grupo 32+ ainda esta semana e para 30+ em seguida.

Cícero anunciou ainda que a cidade conta com 20,8% de ocupação dos leitos de UTI, 35,3% dos leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC), e 16% de enfermaria. Outro dado importante é que nenhuma morte foi registrada nas últimas 24 horas na Capital.

Mutirão

Em apenas 11 horas foram vacinadas 26 mil pessoas, chegando a uma média de 2.500 por hora e 56 mil em pouco mais de 39 horas, tempo que durou o mutirão da última sexta-feira (16) até o domingo (18). “Isso demonstra o que sempre dissemos: que João Pessoa estava preparada para aplicar a quantidade de vacinas que recebesse”, afirmou o prefeito.

Leitos

O prefeito ainda falou sobre a ampliação do número de leitos de UTI adulta. A cidade contou com 196 leitos nos hospitais Santa Isabel, Prontovida, Trauminha e nas UPAs. A gestão também criou 20 leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC) e 168 de enfermaria incluindo a rede municipal e privada conveniada. “Nossa ampliação foi de cerca de 500% em três semanas de gestão”, relatou.

O secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, falou sobre a manutenção dos protocolos mesmo com o avanço das vacinas. “Temos que manter este cuidado e cada um fazer sua parte: a população buscando o distanciamento, o uso de máscara e higienização das mãos e a gestão viabilizando a vacinação. As recomendações estão mantidas E tenho certeza que estamos em um bom caminho.

Ainda estiveram presentes a secretária executiva da Saúde Rossana Sá e a Diretora de Vigilância em Saúde, Aline Grisi.

Fonte: PMJP

Compartilhe: