Política -
Cícero leva mensagem de esperança à CMJP e ressalta a unidade entre Poderes na reabertura dos trabalhos legislativos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Prefeito Cícero Lucena participou da sessão de reabertura dos trabalhos da Casa Napoleão Laureano, que aconteceu de forma híbrida (Foto: Divulgação/PMJP)

O prefeito Cícero Lucena (PP) levou uma mensagem de esperança e de um futuro melhor para a cidade de João Pessoa, na manhã desta terça-feira (10), à Câmara dos Vereadores de João Pessoa. Ele participou da sessão de reabertura dos trabalhos da Casa Napoleão Laureano, que aconteceu de forma híbrida, aproveitou o momento para fazer um balanço de sua gestão e traçou metas para os próximos anos. “Aos poucos, o sol que brilha mais cedo neste Extremo Oriental volta a encher de luz nosso futuro, que há de ser mais humano, justo e solidário”, destacou.

Em seu discurso, Cícero falou sobre o desafio de assumir a cidade em meio à pandemia de covid-19. O gestor disse ter encontrado a capital com apenas 30 leitos de UTI e, segundo ele, ampliou o número em mais de 500%, saltando para 196 durante a fase mais crítica do combate ao novo coronavírus. Além disso, foram convocados 1.464 profissionais para atender a demanda da população.

Veja também
Inscrições para seleção de bailarinos da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa seguem abertas até dia 13

“Assumimos nosso mandato no momento mais duro da pandemia e implementamos um arrojado cronograma de vacinação que abrangeu toda cidade de maneira organizada e rápida. Aplicamos, até agora, mais de 660 mil doses, mas hoje vamos chegar a 680 mil. São mais de 90% do público alvo vacinado com a primeira ou dose única. Nesse esforço, já vacinamos três gerações de pessoenses: avós, pais e filhos. Hoje, temos cerca de 40% da população maior de 18 anos imunizada com as duas doses ou a dose única”, falou.

Com relação à divulgação de dados da pandemia, a Prefeitura de João Pessoa alcançou o 1º lugar no Índice de Transparência da Covid-19 como a capital mais transparente do País. Além disso, o site da Transferência e do Controle Social foi todo remodelado, tornando a página mais simples, direta, interativa e dinâmica. O portal registrou 245 mil acessos de janeiro a agosto deste ano.

Obras

O foco central nos primeiros meses de gestão foi a pasta da Saúde, devido aos efeitos da pandemia, mas nem por isso as outras áreas foram deixadas de lado. Na Secretaria de Planejamento (Seplan), recentemente foi lançado o programa “Agora tem Trabalho”, que vai investir mais de R$ 1 bilhão em obras.

“Estamos iniciando o calçamento de 500 ruas – e mais 500 estão por vir, sendo necessário para isso o apoio da Câmara Municipal. Serão 150 km de asfalto, construção do Parque Jardim das Três Ruas, urbanização da Praia do Sol, requalificação do acesso da PB-008 à Barra de Gramame e Praia do Sol, instalação de 60 mil novos pontos de led nos bairros, ampliação e reforma dos mercados de Jaguaribe, Oitizeiro, Castelo Branco, Bairro dos Estados, Mercado Central, Rangel”.

O programa ainda vai reformar e ampliar 32 escolas e construir outras 20 novas unidades de ensino. Vai garantir a construção de 3.852 unidades habitacionais e a reforma de 2 mil casas. Também é compromisso da gestão a construção de duas novas UPAs, novas unidades básicas de saúde, do complexo de atendimento às doenças raras (hospital, centro de reabilitação e centro de apoio) e construção da clínica do Pet.

Controle

Na mobilidade urbana, a gestão tomou a decisão de impedir o aumento do preço da tarifa de ônibus. Serão investidos R$ 3,5 milhões no Terminal do Valentina Figueiredo, que teve suas obras retomadas após dois anos de paralisação. Este importante equipamento beneficiará cerca de 130 mil passageiros.

Na Infraestrutura, já foram assinadas a ordem de pavimentação de 47 vias com padronização das calçadas, piso tátil para deficientes visuais, drenagem e arborização das ruas. Estão sendo realizados diariamente serviços de recuperação da pavimentação e manutenção da iluminação pública. Até agora foram mais de 9 mil buracos consertados em mais de 500 ruas. Na iluminação pública, 9.700 pontos de luz foram substituídos em diversos bairros.

Concursos

A Secretaria de Administração foi ágil na efetivação de servidores que ingressaram na gestão através de dois concursos públicos nas áreas administrativa e da saúde. A medida, que integra a política de valorização dos servidores municipais, garante a atualização e modernização dos quadros da administração pública com novos profissionais qualificados, melhorando a prestação dos serviços à população.

“Mantivemos o pagamento da folha dentro do mês trabalhado para servidores da ativa, inativos e pensionistas. Também antecipamos metade do décimo terceiro salário, aquecendo a economia em um momento chave para nossa recuperação”, destacou.

Turismo e esportes

No Turismo, para marcar com chave de ouro esses sete meses, foi entregue à população de João Pessoa um novo letreiro. “O primeiro sol das Américas” voltou a ser o elemento de marketing. Além disso, foi dado início ao projeto piloto do totem com informações turísticas em realidade aumentada. É cultura, turismo e tecnologia na palma da mão.
Na Secretaria de Esporte, Juventude e Recreação (Sejer), a gestão teve o desafio de desenvolver vários projetos em meio a uma crise sanitária. Foi retomado o projeto “Campeões do Amanhã”, onde vamos envolver 20 modalidades esportivas. Também foi lançado de forma pioneira o projeto de “Natação no Mar” com quase 250 praticantes. Além de com treino funcional e iniciação esportiva, com caminhada e corrida em 18 pontos da cidade.

“Na última sexta-feira (06) apresentamos o Calendário Esportivo com vários eventos, inclusive alguns internacionais como a Maratona Cidade de João Pessoa e a ‘Gran Fondo’ de ciclismo. O calendário prevê provas de ciclismo, natação, uma copa de futebol entre os bairros, beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e até uma etapa da Stock Car”, completou.

Na política habitacional, foram entregues dois residenciais: Vista do Verde I e II, com um total de 384 apartamentos, beneficiando famílias que moravam em áreas de risco, em ocupações, e inscritos no programa habitacional da Prefeitura.

Retomada

A Educação, outra pasta de suma importância e que foi muito afetada pela pandemia, teve a sua atenção necessária. Ao assumir, Cícero garantiu vagas para todos em nossa rede de educação e batemos o recorde de alunos matriculados, com mais de 70 mil estudantes – 12 mil a mais que no anterior. Também foi implantada a plataforma Google Sala de Aula que é utilizada pela maioria das instituições particulares do País, licitamos tablets para os alunos e notebooks para os professores.

“Reconhecemos os problemas causados pela pandemia no aprendizado das nossas crianças, mas, ainda ontem (10), anunciamos o retorno às aulas presenciais com rígidos protocolos sanitários. Esperamos com o auxílio da tecnologia, de um material didático eficiente e empenho dos profissionais da Educação recuperar o déficit de aprendizado. Não faltará apoio por parte da nossa equipe para avançar na Educação, podem estar certos”, salientou o prefeito.

Parceria

Por fim, Cícero Lucena agradeceu o empenho da Câmara de Vereadores, instituição de suma importância para a cidade. “Que a Câmara de João Pessoa siga sendo caixa de ressonância do desejo popular. Seja legislando, fiscalizando ou através das emendas impositivas, as quais respeitamos e cumprimos. A harmonia e a independência que sempre pautaram a relação entre os poderes devem seguir sendo o norte da relação entre Executivo e Legislativo”, concluiu.
Ao finalizar o seu discurso, o prefeito Cícero Lucena, que esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra, presenteou os vereadores com uma lembrança em alusão ao aniversário de 436 anos de João Pessoa, comemorado no último dia 5 de agosto.

O presidente da Casa Napoleão Laureano, Waldir Dowsley (Avante), mais conhecido por Dinho, exaltou a boa relação de Cícero com a Câmara. “Acho que essa relação é bastante importante. Demonstra o respeito do prefeito com o legislativo, se fazendo presente na sessão de hoje. É importante essa harmonia entre os poderes, que são independentes, mas harmônicos”, destacou.

Fonte: PMJP.

Compartilhe: