Cultura -
Tiago Germano lança seu “Catálogo de Pequenas Espécies” nesta quarta-feira
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Livro marca a estreia do autor no gênero conto (Imagem: Divulgação)

Animalidade, crítica social e humor, são elementos que formam o “Catálogo de Pequenas Espécies”, o novo livro de Tiago Germano, que é também sua estreia no gênero conto. O autor parte da observação da realidade e do uso da ironia para compor a coletânea de vinte contos inéditos e outros já conhecidos. A obra foi editada pela Caos & Letras e será lançada nesta quarta-feira (18), em transmissão ao vivo (live) pelo canal da editora no YouTube.

No livro, que é dividido em duas partes – “Taxonomia” e “Cadeia alimentar” -, o escritor explica que o leitor vai encontrar histórias sobre animalidade, tanto no sentido do bicho, mas também do homem. A primeira parte são contos voltados para o indivíduo e a natureza, já na segunda é presente um maior peso político, histórico e social da pandemia de covid-19.

Se outras obras e escritores inspiram alguns contistas, Tiago, que também é colunista do Termômetro da Política, se inspirou em um sentimento para conduzir a sua nova coletânea. Aquele sentimento que surge ao ler e assistir ao noticiário e não encontrar esperança, é a raiva. Ele garante que em um dos contos chega a citar Jair Bolsonaro (sem partido) e tem um conto nomeado de “Terrivelmente Evangélico”, termo utilizado pelo presidente ainda em 2019 ao caracterizar o seu próximo ministro escolhido para o STF.

“Quando eu me sentia indisposto, sem ideias para escrever, eu ia assistir ao noticiário. É impossível você não sentir muita raiva e, assim, eu era imediatamente transportado de volta para a literatura”, relembrou o autor.

Inspiração na realidade

Tiago Germano (Foto: Divulgação)

Ainda sobre o período de escrita, ele compartilha que possui modos diferentes para escrever cada gênero. Para romances, o método escolhido é o isolamento dos sons do bairro movimentado com música. Mas para crônicas e contos, ele escolhe pela realidade. “Eu gosto de olhar pela janela e me inspirar em fatos e narrativas que eu vejo desenvolver na rua, acho que isso influencia muito”, explica o autor.

Tiago também aponta que a principal diferença entre o novo livro e os já publicados é a escrita do texto em maiores volumes do que o habituado, com contos variando entre duas e até quinze páginas. O volume é resultado de uma campanha no Catarse apoiada por quase 200 leitores, arrecadando quase o dobro da meta inicialmente estabelecida.

O novo livro do escritor Tiago Germano será lançado nesta quarta-feira (18), às 19h30, em uma live no canal do YouTube da Editora Caos & Letras. A live contará com a presença das escritoras Irka Barrios, Débora Ferraz e Maria Valéria Rezende. Grandes nomes que significam muito afetivamente para a trajetória de Tiago, que se considera um grande fã da obra das três.

“Se eu não fosse obrigado a estar na minha própria live, eu faria questão de ser espectador. As convidadas são pessoas que têm muito a acrescentar sobre o momento que estamos vivendo e possuem uma visão de literatura e de mundo muito interessante. Eu veria e ficaria papeando com elas até a madrugada”, brinca o escritor.

Tiago Germano garante que a live terá muitas surpresas e o humor da sua escrita também estará presente no lançamento. O livro pode ser comprado no site da editora Caos & Letras, na Amazon e diretamente com o autor, para quem quiser receber o exemplar autografado.

Serviço

Editora: Caos e Letras (2021)
Páginas: 260
ISBN: 978-6599244926
Preço: 39,90

Compartilhe: