Cultura -
Casa da Pólvora celebra Dia Mundial da Fotografia com exposição do fotógrafo Helder Oliveira
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Fotógrafo propõe um diálogo com os pessoenses por meio das suas imagens (Foto: Helder Oliveira/Divulgação)

Em João Pessoa, o Dia Mundial da Fotografia será marcado pela abertura da exposição fotográfica “Parahyba Revelada – a Capital em Preto em Branco”, do fotógrafo Helder Oliveira, que promete convidar o público a conhecer e viver os monumentos históricos da cidade, possuindo o Rio Sanhauá como o personagem principal. A exposição será inaugurada hoje (19) na Casa da Pólvora, mas também será lançada de forma virtual no mesmo dia.

As fotografias fazem parte do acervo do fotógrafo Helder Oliveira, que é historiador e presidente do Conselho Municipal de Cultura, com imagens que vão desde o início dos anos 2000 até 2019. O artista explica que a exposição será composta de fotos em preto e branco, que foram reveladas por meio de processo químico, e falam muito da sua estética e poética.

Veja também
Tiago Germano lança seu “Catálogo de Pequenas Espécies” nesta quarta-feira

“As fotografias possuem diferentes referências visuais e históricas, referências dos lugares que percorri e ainda estou ocupando, são pontos que capturei e tive o prazer de estar com amigos e alunos”, explica o fotógrafo, que também atua há 10 anos como professor de fotografia no Centro Estadual de Artes (Cearte).

Helder Oliveira também afirma que a exposição é feita especialmente para os pessoenses, para aqueles que não conhecem o Rio Sanhauá e deve servir como um “grande canal de diálogo sobre nós mesmos e nossa história”. O público vai encontrar imagens sobre os monumentos históricos e religiosos da cidade, e das movimentações urbanas nesses espaços.

Parahyba Revelada é vinculada ao Festival Barril de Cultura, um evento promovido pela Funjope e que contará com outros 27 projetos que foram aprovados em um edital de 2019/2020 para ocupação da Casa da Pólvora. Junto ao trabalho de Helder Oliveira, também estarão presentes as fotografias de artistas do Coletivo Brincantes de Imagens. A Parahyba Revelada ficará exposta até o dia 4 de setembro.

Serviço

Exposição: Parahyba Revelada – a Capital em Preto em Branco, por Helder Oliveira
Curadoria Artística: Ricardo Peixoto
Curadoria Textual: Regina Behar
Entrada: Gratuita
Datas: 19 de agosto até 4 de setembro

Compartilhe: