Geral -
Prefeitura de João Pessoa promove atividades educativas no Dia Nacional do Ciclista
Termômetro da Política
Compartilhe:
Prefeitura promoveu entrega de material educativo e a instalação de placas de “Respeite o ciclista” na parte traseira das bicicletas (Foto: Divulgação/PMJP)

Em alusão ao Dia Nacional do Ciclista, celebrado nesta quinta-feira (19), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), da Prefeitura de João Pessoa, realizou uma ação educativa enfatizando a conscientização dos motoristas para respeitarem o espaço do ciclista, garantindo um trânsito mais seguro para quem pedala. As ações foram realizadas na PB-008, onde foi ampliada a ciclofaixa em 7,2 km, e no bairro de Quadramares.

Na primeira atividade, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) realizou das 5h às 7h, com abordagens aos ciclistas que estão usando o novo circuito de ciclismo na PB-008, próximo ao bairro do Seixas. Em seguida, na ciclofaixa da Av. Governador Antônio da Silva Mariz, no bairro do Quadramares, às 7h, foram realizadas ações itinerantes com abordagens, entrega de material educativo e a instalação de placas de “Respeite o ciclista” na parte traseira das bicicletas.

Veja também
Casa da Pólvora celebra Dia Mundial da Fotografia com exposição do fotógrafo Helder Oliveira

O superintendente da Semob-JP, George Morais, parabenizou todos os que usam a bicicleta como meio de transporte e como também para o lazer e diz que essas ações educativas voltadas para o ciclista é uma parceria que busca alternativas para a melhoria do pedal em João Pessoa.

“Recentemente ampliamos em mais de 7km o circuito da PB-008, que proporcionou um espaço de treinamento e deslocamento. Nossa equipe de educadores e agentes de mobilidade realizaram essa atividade orientando os motoristas a respeitarem os ciclistas no trânsito. Infelizmente, foram 750 acidentes, em 2020, envolvendo ciclistas, mas a Semob está disposta a reduzir essas ocorrências com ações educativas e respeito, proporcionando um pedal seguro”, declarou.

“É importante que cada ciclista perceba o seu espaço e faça a sua parte, utilizando de forma segura e visível. A bicicleta além de viável é um veículo sustentável, cada um fazendo a sua parte e um respeitando o outro poderemos assim ter um trânsito mais humano e organizado”, declarou Gilmara Branquinho, a chefe da Divisão de Educação da Semob-JP.

O fiscal do Inmetro, Odenildo Macedo, de 66 anos, falou que utiliza a bicicleta desde os 15 anos para a prática esportiva. “Esse espaço de treinamento na PB-008 ficou muito bom para nós e parabenizo a Prefeitura de João pessoa e os educadores da Semob-JP por esta ação tão importante para a segurança de quem pedala”, afirmou.

Já seu José Aprígio, de 87 anos, que foi abordado na ação educativa do Quadramares, contou que mora em Mangabeira e vai ao trabalho de bicicleta. “Muito importante essa ação, pois ajuda muito em nossa segurança já que têm condutores que ainda precisam de educação e respeitar mais a gente que anda de bicicleta”, contou.

Dicas para pedalar com segurança

A bicicleta está ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das grandes cidades. Com isso, o ciclista deve obedecer às regras de trânsito, ou seja, se não houver espaço reservado para o ciclista, trafegue pelo bordo da via, no mesmo sentido dos veículos. Transitar com a bike com sinalização refletiva, capacete e se comunicar com os demais condutores por meio de gestos com os braços para evitar acidentes.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que os motoristas devem manter uma distância lateral de 1,5m ao passar ou ultrapassar uma bicicleta e que os ciclistas, assim como os pedestres, têm preferência de passagem sobre os veículos motorizados. Conduzir a bicicleta com segurança, considerando as características das ruas e avenidas por onde passa, deve ser preocupação constante de todos os que pedalam.

Malha cicloviária

Atualmente, João Pessoa possui mais de 95 km de ciclovias e ciclofaixas, que passam pelos bairros do Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Quadramares, Seixas, Valentina, Funcionários, entre outros. Seja para treinamento, lazer ou como meio de transporte, a bicicleta segue como um modal que cada vez mais é usado para dinamizar o trânsito, sendo não poluente e benéfico para a melhoria da qualidade de vida.

Fonte: PMJP.

Compartilhe:
Palavras-chave
ciclismopmjp