Geral -
Prefeitura inicia aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas em situação de rua
Termômetro da Política
Compartilhe:
Imunização faz parte de uma ação em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (Foto: Divulgação/PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa Consultório na Rua, vai iniciar nesta quinta-feira (19) a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas em situação de rua da capital. A imunização faz parte de uma ação em alusão ao Dia Nacional de Luta desta população, que acontecerá no Parque Solon de Lucena (Lagoa), em frente ao antigo Restaurante Popular, das 13h às 17h.

De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua em João Pessoa, Luana Alves, mais de 800 pessoas deste grupo receberam a primeira dose do imunizante. “Vamos iniciar a aplicação da segunda dose em um ponto fixo e depois seguiremos vacinando de forma itinerante para que todos possam concluir o ciclo de imunização”, afirmou.

Veja também
Volta do calendário esportivo reaquece mercado das corridas de rua na capital

Além da vacinação, a atividade contará com atendimentos básicos de saúde, unidade odontológica móvel e atividades artísticas como capoeira, música e poesias. Os serviços disponibilizados durante a ação serão ofertados somente para as pessoas em situação de rua. “O objetivo é dar visibilidade a esta população e ao trabalho desenvolvido pelo Consultório na Rua. Por isso, as atividades artísticas serão executadas pelos profissionais e pelos próprios usuários”, destacou Luana Alves.

A atividade é uma parceria do Programa Consultório na Rua com o Caps AD David Capistrano, Ruartes, Centro POP, Grupo Capoeira Angola Palmares, Casas de Acolhida e Rede de Proteção às Pessoas em Vulnerabilidade.

Consultório na Rua

Com o foco na reabilitação, o Consultório na Rua é formado por equipes multiprofissionais que realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de rua, em especial pelo uso de álcool e outras drogas, desenvolvendo ações integradas com outros serviços de saúde e assistência social.

A abordagem das equipes acontece de forma itinerante nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde os profissionais realizam procedimentos e atendimentos de enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e assistência social, além de práticas de redução de danos e atividades de arteterapia com música e capoeira.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

O 19 de agosto foi definido como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. O fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

Fonte: PMJP. 

Compartilhe: