Política -
Vereadora Dona Fátima visita Nutes da UEPB e Certbio da UFCG e destaca ações de pesquisadores no combate à pandemia
Termômetro da Política
Compartilhe:
Vereadora foi recepcionada no Nutes pelo professor Misael Morais e pelos pesquisadores Yasmyne Martins e Rodolfo Castelo Branco (Foto: Divulgação)

Após reconhecer e valorizar os pesquisadores e cientistas de Campina Grande, a vereadora Dona Fátima (Podemos) visitou o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) que funciona no campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Dona Fátima ficou impressionada com os projetos desenvolvidos pelos dois laboratórios e que têm ajudado a rede pública de saúde a enfrentar a pandemia da covid-19. A vereadora foi a autora do Projeto de Resolução aprovado pela Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) que concede a Medalha de Honra ao Mérito ao Nutes e ao Certbio.

Veja também
Projeto de Wilson Filho abre caminho para aportes internacionais nos moldes do Fundo Amazônia

Na visita que fez ao Nutes, a vereadora foi recepcionada pelo professor Misael Morais, coordenador geral do Núcleo, e pelos pesquisadores Yasmyne Martins, coordenadora do. Laboratório Tecnologias 3D e Rodolfo Castelo Branco coordenador técnico do mesmo laboratório. Ao lado dos pesquisadores, ela conheceu toda a estrutura do Nutes, especialmente do laboratório 3D, que durante a pandemia desenvolveu 9 projetos de alta relevância ligados à pandemia.

O professor Misael e os pesquisadores detalharam o funcionamento de alguns desses projetos e produtos como o protetor facial desenvolvido para profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no enfrentamento do vírus; o dispositivo de videolaringoscopia para evitar óbitos e o Ventilador pulmonar para controlar a insuficiência respiratória.

Durante a visita, a vereadora oficializou o convite ao professor Misael e à equipe para, em breve, receberem a Medalha de Honra ao Mérito, em solenidade a ser marcada pela presidência da Casa.

“É muito importante para a comunidade campinense contar com esse órgão para o desenvolvimento de tecnologias que facilitam a vida dos cidadãos campinenses. O Nutes é um centro de referência para pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção dos serviços aplicados na saúde pública”, afirmou a vereadora

O professor Misael agradeceu a vereadora e enalteceu a sua postura e sensibilidade da parlamentar em valorizar e reconhecer o valor da ciência nesse tempo de pandemia. Os demais pesquisadores também elogiaram a iniciativa de Dona Fátima.

UFCG

Com o mesmo objetivo, Dona Fátima também conheceu as instalações do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ela foi recebida com muito carinho pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook, que coordena o Laboratório.

O professor apresentou ao laboratório a vereadora, e organizou um momento com estudantes e pesquisadores. Foi a oportunidade para a vereadora falar a comunidade acadêmica e agradecer pelos trabalhos que os estudantes futuros cientistas e pesquisadores têm realizado para minimizar os danos da pandemia.

“Muito cordial, gentil e simpático, o professor Marcus Vinícius, apresentou a estrutura do Certbio e relatou alguns dos projetos desenvolvidos pelo órgão, a exemplo da  máscara cirúrgica biodegradável, com material capaz de reter o vírus da covid-19. Na oportunidade agradeci ao excelente trabalho do Certbio, e lembrei que esses projetos atestam a importância das nossas universidades públicas” relatou.

O professor Marcus Vinícius, agradeceu a iniciativa, presenteou a vereadora com a máscara biodegradável, uma invenção tipicamente campinense, que é descartável mas tem durabilidade segura de até 24 horas.

Dona Fátima garantiu que vai continuar trabalhando para incentivar, valorizar e reconhecer todas iniciativas que geram benefícios para a sociedade, especialmente, das universidades públicas que tem realizado um trabalho extraordinário.

Fonte: assessoria de imprensa da vereadora Dona Fátima

Compartilhe: