Geral -
João Pessoa aplica 3ª dose em idosos acima de 78 anos e segue imunizando adolescentes com comorbidades ou deficiência
Termômetro da Política
Compartilhe:
A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a necessidade do agendamento para tomar vacina (Foto: Kleide Teixeira/PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa segue, neste sábado (18), sua campanha de vacinação contra a covid-19 e aplica a terceira dose nos idosos com 78 anos ou mais. Além disso, segue vacinando com D1 as pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades e imuniza, com a primeira dose, adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente acima de 12 anos.

Também aplica a segunda dose nas pessoas que receberam a D1 da Coronavac (Butantan) há mais de 28 dias e da Astrazeneca (Fiocruz) e Pfizer há 90 dias. A vacinação ocorrerá em 17 postos espalhados pela cidade. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será estendido até 15h.

Deficiência

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida

A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

Para os adolescentes com comorbidades será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas. Confira a lista de comorbidades (midi.as/comorbidades).

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário apenas o cartão de vacinação e um documento com foto.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. O agendamento está disponível a partir das 19h desta sexta-feira (17).

Veja também
Vacina João Pessoa: saiba como fazer o cadastro e agendar sua imunização contra covid-19

Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail vacinajp@gmail.com ou telefone 98600-4815 (8h às 17h). Quem for tomar a 3ª dose, não precisa de agendamento.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os postos de vacinação neste sábado (18):

PRIMEIRA DOSE

Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente (12+)

Ginásios (8h às 12h)

Escola Dom Helder Câmara (Valentina)

Ivan Cantisani (Tambiá)

Drive-thru (8h às 15h)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

18+ sem comorbidades

Ginásios (8h às 12h)

Clube Cabo Branco (Miramar)

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Drive-thru (8h às 15h)

UFPB, acesso HU (Castelo Branco)

SEGUNDA DOSE

Astrazeneca (para quem tomou a 1ª dose há mais de 90 dias)

Ginásio (8h às 12h)

Fiep (Trincheiras)

Coronavac (para quem tomou a 1ª dose há mais de 28 dias)

Ginásios (8h às 12h)

Lyceu Paraibano (Centro)

Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Escola Violeta Formiga (Mandacaru)

Drive-thru (8h às 15h)

Shopping Mangabeira (também pedestres)

Pfizer (para quem tomou a 1ª dose há mais de 90 dias)

Ginásio (8h às 12h)

Escola Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)

TERCEIRA DOSE (para quem tomou a 2ª dose há mais de 180 dias)

Idosos 78+

Ginásios (8h às 12h)

Escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)

Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)

IFPB (Jaguaribe)

Escola Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Drive-thru (8h às 15h)

Unipê (Água Fria)

Fonte: PMJP

Compartilhe: