Cultura -
Emerald Hill lança novo single com referências do pop e diz que próximo álbum será influenciado por momento político
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Single “Feliz Aniversário” marca o retorno do grupo e o início de uma série de lançamentos para próximo disco, “Cidade em Chamas” (Foto: Divulgação)

Após três anos do último lançamento, o álbum “Para Sempre Conectados Mas Eternamente Distantes” (2018), a banda de rock alternativo Emerald Hill lançou o single “Feliz Aniversário” nesta sexta-feira (8), faixa que marca o retorno do grupo e o início de uma série de lançamentos do próximo disco chamado de “Cidade em Chamas”. O novo single pode surpreender o público que estava acostumado com o rock triste do primeiro disco e agora vai encontrar um single muito mais pop e dançante.

As referências para Feliz Aniversário passam por ícones como Madonna, David Bowie, Timbaland e talentos como Charli XCX e The Weekend. “Eu definitivamente não queria que a primeira coisa que saísse de um novo trabalho da banda parecesse uma extensão do último lançamento, ou algo que podíamos ter feito em 2018”, explica o compositor Vitor Figueiredo sobre a escolha do single para marcar o retorno da banda. Ele conta que a ideia foi não ter medo de juntar as suas referências e confiar que o público aceitaria essa mudança de sonoridade. Confira a playlist completa de referências aqui.

Veja também
Cine Banguê retoma atividades presenciais com duas sessões de curtas infantis

O single é inspirado em experiências pessoais e leva até dois aniversários em que Vitor foi convidado, momentos que se transformaram em uma reflexão. No próximo álbum, será explorada repetidamente a dificuldade em participar e se sentir confortável com eventos sociais e a pressão que existe dentro dos círculos que ele vive, discussões que também são colocadas em Feliz Aniversário.

Sobre os próximos dois singles, Vitor Figueiredo garante que terão referências em Pavement e Justin Timberlake. “Daí já se tira a diversidade de produção que ocorreu. As nossas composições mais e menos pop de todas estão no novo álbum”, explica o integrante da banda.

Emerald Hill é uma banda pessoense, formada por Vitor Figueiredo (voz, guitarra e sintetizadores), Gabriel Novais (voz e baixo), Catarina Serrano (bateria) e Jack Tyler (voz e guitarra). O primeiro trabalho do grupo foi o EP “Dreams To Come”, de 2015.

Próximos dois singles da banda terão referências em Pavement e Justin Timberlake (Foto: Divulgação)

Eleições presidenciais e a nova era da Emerald Hill

A escolha das influências para as faixas do próximo álbum aconteceram após o lançamento do primeiro disco, ainda em 2018, ano que também ocorreram as eleições presidenciais que elegeram Jair Bolsonaro (sem partido). Considerando o clima pós-eleições e as referências dos integrantes naquele ano, eles buscaram sonoridades mais agitadas e diretas.

“Acho que dentro de mim houve dois impulsos depois das eleições presidenciais. Um de se revoltar e expressar essa revolta através da música, e outro de se distanciar e se alienar do mundo ao redor, para esquecer do problema maior”, explica Vitor Figueiredo.

Esses impulsos estarão representados nas novas músicas da banda e Feliz Aniversário pode ser uma das que mais esteja relacionada a temática de isolamento social. Segundo Vitor, o ponto que une os dois impulsos é uma energia maior, que precisa ser gasta e expressa nas músicas, seja para expressão ou alienação. O álbum também terá letras mais políticas, com um sentimento de revolta em termos mais pessoais, sendo o novo single uma das que menos vão mostrar esse lado do disco.

O single Feliz Aniversário já está disponível no Spotify e YouTube.

Compartilhe:
Palavras-chave
músicasingle