Política -
Pollyanna parabeniza Governo da Paraíba por realizar maior número de transplantes dos últimos 20 anos
Termômetro da Política
Compartilhe:
Parlamentar destaca importância de salvar vidas por meio da doação de órgãos (Foto: Nyll Pereira/ALPB)

Muitas vidas salvas e um recorde de orgulhar todo o povo paraibano. A deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) parabenizou o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, pela realização do maior número de transplantes nos últimos 20 anos. Ao todo, somente neste ano, já foram realizados 244 transplantes, sendo 209 transplantes de córneas, 16 de rins, 11 de fígado, três de coração e cinco de medula óssea.

“É uma grande satisfação vir até esta tribuna para falar sobre vidas, sobre salvar vidas, porque toda vida importa e é isso que esse estado tem honrado, a vida de cada um dos paraibanos e cada uma das paraibanas”, comentou a parlamentar durante discurso, na 49ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba, realizada nesta quarta-feira (17).

Dutra destacou os avanços alcançados no setor nos últimos anos. “A Central Estadual de Transplantes do Estado da Paraíba alcançou, nos últimos dois anos, importantes conquistas. Em 2019, a Central saiu do pior desempenho nacional, nos quesitos doação e transplantes de órgãos, para figurar entre os estados do país que mais cresceram no assunto. Enquanto em 2018 a Paraíba tinha sete doadores efetivos, em 2019, saltou para 22 doadores efetivos”, revelou a deputada.

Veja também
Na França, Lula é recebido pelo presidente Emmanuel Macron como chefe de Estado

Conforme Pollyanna Dutra, o setor retomou, em 2019, os transplantes de coração e, em 2020, ganhou o prêmio nacional “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”, do Ministério da Saúde, por ser o estado que mais cresceu em doação de órgãos e transplantes no Brasil. “Os 244 transplantes realizados neste ano são o melhor número dos últimos 20 anos. Os dados refletem o investimento do Governo do Estado e total apoio da Secretaria de Estado da Saúde para que vidas sejam salvas”, acrescentou a parlamentar.

Pollyanna Dutra parabenizou e destacou o empenho da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em nome do secretário Geraldo Medeiros, pelo protagonismo na priorização de vidas. Conforme a deputada, “a SES tem desenvolvido um trabalho extraordinário na luta pelas vidas paraibanas”. A parlamentar ainda reforçou que a lista de espera para realização de transplantes é alta, motivo pelo qual ela levantou o alerta para que mais pessoas se tornem doadoras. “Caso você queira ser um doador, informe à sua família”, finalizou.

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada Pollyanna Dutra

Compartilhe: