Internacional -
Biden afirma que fake news representam ameaça à democracia
Termômetro da Política
Compartilhe:
Biden alertou que as acusações falsas de Trump desafiam o Estado de Direito (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou nesta quinta-feira (6) seu antecessor, Donald Trump, de representar uma ameaça contínua à democracia no aniversário do violento ataque à sede do Congresso dos EUA, por seguidores de Trump, que tentavam reverter sua derrota nas eleições de 2020. 

Em pronunciamento no Capitólio, palco do motim de 6 de janeiro de 2021, Biden alertou que as acusações falsas de Trump, gerando fake news (notícias falsas) de que a eleição foi roubada dele por meio de uma fraude eleitoral generalizada, poderiam desafiar o Estado de Direito e minar futuras eleições.

“Precisamos ser absolutamente claros sobre o que é verdade e o que é mentira. Aqui está a verdade: um ex-presidente dos Estados Unidos da América criou e espalhou uma teia de mentiras sobre as eleições de 2020. Ele fez isso porque valoriza o poder mais do que princípios”, disse Biden.

“Ele não consegue aceitar que perdeu”, acrescentou Biden.

Veja também
Deputado acusa Carlos Bolsonaro de roubar salário de assessores

Lançar um ataque tão direto a Trump – embora Biden nunca tenha realmente dito o nome de seu antecessor durante o discurso – foi uma largada para o presidente, que passou a maior parte de seu primeiro ano no cargo focado em seguir sua própria agenda, em vez de olhar para trás.

Mas democratas, alguns republicanos e muitos observadores independentes têm alertado que o estrago causado por Trump para minar a fé na eleição que perdeu para Biden persiste.

De acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos, cerca de 55% dos eleitores republicanos acreditam na afirmação falsa de Trump, rejeitada por dezenas de tribunais, departamentos eleitorais estaduais e membros do próprio governo chefiado por ele.

Acusando Trump de tentar perpetuar uma “grande mentira”, Biden disse que há uma “batalha pela alma da América” e uma luta interna e externa entre as forças da democracia e da autocracia.

Trump em comunicado divulgado após o discurso de Biden disse que o presidente norte-americano “usou meu nome hoje para tentar dividir ainda mais a América”.

Quatro pessoas morreram nas horas de caos de um ano atrás, que ocorreu depois que Trump pediu aos apoiadores que marchassem até o Capitólio e “lutassem como o inferno”. Um policial morreu no dia seguinte a uma batalha contra desordeiros e quatro morreram depois por suicídio. Cerca de 140 policiais ficaram feridos.

O líder da Maioria no Senado, Chuck Schumer, afirmou na quarta-feira que embora o edifício do Capitólio seja mais fortificado hoje do que um ano atrás, a democracia continua vulnerável. 

“A insurreição não será uma aberração. Ela pode bem se tornar a norma”, a não ser que o Congresso aborde “as raízes” do 6 de janeiro através de reformas eleitorais, afirmou o democrata.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: