Geral -
Prefeitura de João Pessoa amplia canais para agendamento de testes para covid-19
Termômetro da Política
Compartilhe:
Agendamento para testagem só deve ser acionado por pessoas que estão com sintomas há pelo menos três dias ou quem manteve contato com alguém que testou positivo para covid-19 (Foto: Divulgação/PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa vai ampliar, a partir desta terça-feira (25), os canais de agendamento para testagem para covid-19. Além dos dois números que já existem [(83) 3214-7938 e (83) 3218-7181], a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando outro telefone para ligações, que é o (83) 98654-6377. A ação faz parte da campanha Diagnostica João Pessoa, que realiza os testes em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de manter o controle dos casos de covid-19 na Capital.

O agendamento para testagem só deve ser acionado por pessoas que estão com sintomas ou síndromes gripais há pelo menos três dias ou quem manteve contato com alguém que testou positivo para covid-19. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, é importante que as pessoas sigam o protocolo de triagem para não congestionar o serviço.

“A demanda começou a aumentar e, para o primeiro dia, já agendamos bastante. Agora precisamos organizar e fazer o agendamento justamente para aquelas pessoas que estão realmente necessitando, que são indivíduos com sintomas ou com alguma síndrome gripal há pelo menos três dias. Essas pessoas ligam e o atendente vai fazer uma triagem e uma avaliação se realmente é necessário fazer o teste”, afirmou Alline Grisi.

Veja também
Câmara de João Pessoa tem 4 vereadores com esquemas vacinais atrasados

Ela destacou que é necessário conscientizar a população de que a testagem é voltada exclusivamente para esse público, porque visa não sobrecarregar o serviço, melhorando muito o nível de atendimento aos pessoenses.

Os testes

São utilizados os testes RT-PCR Antígeno e, para os casos positivos, são usados também os testes RT-PCR; para fazer o sequenciamento viral. A testagem acontece em três postos: das 8h às 12h, na sede da Federação das Indústrias da Paraíba – Fiep (Rua Rodrigues Chaves, 99, no bairro Trincheiras); das 13h às 16h, no Laboratório Central de João Pessoa – Lacen-JP (Rua Alberto de Brito, s/n, em Jaguaribe); e das 17h às 22h, no Centro universitário Uniesp (BR-230, Km 14, s/n).

Fonte: PMJP

Compartilhe:
Palavras-chave
covid-19pmjptestagem