Geral -
Conselheiros do Consuni defendem passaporte da vacina na UFPB e cobram urgência para a discussão
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Conselho Universitário é favorável ao passaporte da vacina para volta às aulas presenciais na UFPB (Foto: Angélica Gouveia/UFPB)

Na última quarta-feira (16), durante reunião do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPB), ficou definido que as aulas da Universidade Federal da Paraíba devem voltar de forma presencial a partir do dia 21 de março com apresentação do comprovante vacinal, que deverá ser definido pelo Conselho Universitário (Consuni). Apesar de ainda não ter data para a discussão, conselheiros do Consuni já se posicionam favoráveis à aprovação da medida e cobram o reitor Valdiney Veloso para pautar com urgência o assunto.

Segundo o diretor do Centro de Biotecnologia e membro do conselho, Jailson Rocha, ainda não há previsão para a próxima reunião do Consuni, que precisa ser convocada pelo Reitor, o presidente do conselho. “Cabe a ele [o reitor] definir tal data e cumprir com a promessa expressa na última reunião do Consepe, no sentido de pautar a questão referente ao passaporte vacinal no âmbito do conselho universitário já na próxima reunião”, afirmou o docente.

O representante do CBiotec afirma que toda a comunidade acadêmica já expressou ao longo da pandemia que é favorável ao comprovante de vacinação e que há clima favorável para aprovação dessa demanda no Consuni, considerada por ele como essencial para a proteção da comunidade acadêmica e da sociedade paraibana.

Veja também
Padaria descumpre decreto sobre comprovante vacinal e adota cartaz em tom de protesto contra a medida

Segundo Jailson Rocha, os conselheiros já tentaram pautar em outras oportunidades o passaporte vacinal, mas não foram atendidos pelo reitor Valdiney Veloso, que não apresentou minuta necessária para a discussão do assunto.

“É uma questão de saúde pública e cuidado coletivo de máxima urgência. A universidade pública, espaço de vanguarda e central na construção científica brasileira, não pode se furtar ao debate”, afirmou Jailson Rocha.

Em entrevista recente ao Termômetro da Política, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Rodrigo Freire, também defendeu o comprovante de vacinação, afirmando que essa é uma medida civilizatória e lembrou que os conselheiros do Consuni defenderam durante todo o ano de 2021 a urgência da implementação do passaporte vacinal.

Consepe decide sobre volta às aulas na UFPB

O Consepe passou por longas horas de discussão na última quarta, com uma reunião que começou durante a manhã e só foi concluída no fim da tarde. A votação decidiu que o retorno às aulas da Universidade Federal da Paraíba seria de forma híbrida durante o primeiro mês de aulas, começando a partir do dia 21 de fevereiro e conforme a Resolução 45/2021 do Consepe.

Em 21 de março, segundo o parecer, a instituição deve voltar com aulas presenciais mediante a apresentação do comprovante de vacinação e a implementação de todas as recomendações do Relatório da Comissão de Biossegurança. O Consuni deve discutir sobre o passaporte vacinal na próxima reunião, ainda sem data definida, e levantar os procedimentos administrativos necessários para a exigência do passaporte vacinal.

Compartilhe: