Cultura -
Mulher, corpo e espaço: Yane Diniz apresenta curadoria de parede-galeria nesta quinta, em João Pessoa
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Para a arquiteta Yane Diniz, tudo é político (Foto: Autorretrato)

A partir desta quinta-feira (17), o público poderá conferir na Urban Arts, em João Pessoa, a curadoria de uma parede-galeria montada pela arquiteta Yane Diniz. No evento organizado pela galeria, que sugere misturar café e arte, a arquiteta vai conversar sobre o feminino, garantindo que o público vai encontrar nas obras os temas: “mulher, corpo e espaço com pitadas de crítica social e pontos de cor”.

Para a arquiteta, tudo é político e essa é uma oportunidade para dar visibilidade à luta das mulheres, aproveitando para movimentar a arte em uma conversa leve e descontraída.

“Surge da necessidade de falar o que precisa ser dito, mirando na potência daquela intervenção e como ela reverbera no público, misturando crítica com poesia, sensibilizando e afetando as pessoas através da arte”, afirmou a arquiteta sobre o seu processo criativo.

Veja também
Evento on-line e gratuito vai debater a literatura feminina produzida no Brasil e no mundo

A parede-galeria deve ficar exposta até o dia 3 de março, na Urban Arts João Pessoa, localizada no bairro do Manaíra. O evento de inauguração de hoje (17), com a presença de Yane Diniz, está previsto para começar às 14 horas.

Arte deve combinar com o sofá?

Existe uma relação entre o espaço e a arte? Para a arquiteta, essa relação é simbólica com o uso do lugar. As memórias, sentimentos e percepções também influenciam no que a obra vai transmitir ao espaço. Para construir um espaço íntimo, a arquiteta afirma que sempre costuma perguntar o que toca o coração dos clientes, mas garante que não é ela que define se a obra torna aquele espaço íntimo: “são as memórias e a percepção de cada usuário do espaço com as obras de arte”, afirmou.

“As obras de arte em ambientes residenciais – principalmente – precisam combinar mais com as pessoas que habitam o espaço do que com o sofá”, afirmou a arquiteta.

Segundo Yane, peças de arte em casa devem provocar uma sensação de pertencimento, aguçar nossos sentidos, nos deixar mais felizes e despertar nossa sensibilidade.

Apesar disso, ela avalia que é um mercado pouco movimentado na Paraíba, porque essas obras estão mais associadas a ambientes projetados. Além disso, também lidamos com a pouca valorização dos artistas e “modismos”, o que ela explica como tendências recorrentes que roubam o lugar do que é “arte de verdade”, e que levaria a um debate muito extenso sobre o que é arte.

Quem é Yane Diniz?

Mulher, mãe e professora. Yane Diniz é arquiteta e urbanista [2011], mestre em arquitetura e análise de projeto pelo PPGAU-UFPB [2013]. Atualmente é doutoranda pelo mesmo programa, pesquisadora na área de projeto e sintaxe espacial com temas relacionados à mulher, casa e sociedade. Possui ampla experiência docente em disciplinas de projeto de arquitetura e interiores, estando presente entre os anos de 2013 e 2021 como professora das faculdades de Arquitetura e Urbanismo no UNIESP, UNIPÊ e UFPB. Yane também atua na concepção de projetos em arquitetura, interiores e “[de] coração” com um olhar sensível e afetivo, em processos que se desenvolvem a partir do resgate da memória e relações de pertencimento com o espaço construído.

Compartilhe: