Geral -
Sebrae Paraíba lança capacitações e promove eventos voltados ao público feminino em março
Termômetro da Política
Compartilhe:
Cursos focam em inovação, gestão de negócios e e-commerce (Imagem: Divulgação/Sebrae-PB)

Em comemoração ao mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sebrae Paraíba vai realizar, ao longo de março, diversas capacitações e eventos com foco nas mulheres empreendedoras ou na mulher que deseja abrir o próprio negócio. A Paraíba conta, conforme dados do relatório Empreendedorismo Feminino no Brasil, compilado pelo Sebrae em 2021 com dados do IBGE, com 139.399 mulheres donas de negócio. O número representa 2% do total das 8,9 milhões de empreendedoras do país.

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, Humara Medeiros, destacou que a instituição vai ofertar diversas capacitações voltadas ao público feminino durante o mês de março tendo em vista a importância que as mulheres vêm ganhando no mundo do empreendedorismo. “O Sebrae tem trazido um olhar focado para que a mulher possa se capacitar e assumir, cada vez mais, o papel de protagonista de sua própria história. Trabalharemos, também, a importância do meio digital, para ela se inserir cada vez mais e avançar como empreendedora nos seus negócios”, frisou.

Uma dessas capacitações é o Acelera MEI Mulher, que foi aplicado em empreendedoras de João Pessoa em 2021 e, agora, será levado até Campina Grande. Trata-se de um programa de gestão voltado para mulheres microempreendedoras individuais que contém dez módulos focados em processos como planejamento, organização do tempo, finanças e marketing. No dia 24, haverá uma palestra de lançamento do programa na cidade.

Veja também
Parecer da AGU proíbe que ex-alunos de universidades públicas utilizem cotas para ingresso em novos cursos

Além disso, na última terça-feira deste mês, terá início o programa “Digitaliza, mulher: do zero ao e-commerce”, que trabalhará, em cinco módulos, desde o planejamento do marketing nas mídias sociais até a diferenciação de ações de vendas e comunicação digital e como trabalhar a logística dos produtos em função da presença digital. “É um programa que trabalha a visão do que é fazer vendas on-line e quais são as melhores estratégias para as mulheres que comandam pequenos negócios”, explicou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Renata Câmara.

Eventos

Na própria data comemorativa, o Sebrae apoiará o evento “Empreendedorismo Feminino”, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande no formato presencial, na sede da ACCG, a partir das 19h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Já no dia 10, será realizado o evento “Elas no Comando – Semana da Mulher Empreendedora”, com apoio da instituição. Na programação, que seguirá até o dia 11, estão previstas palestras, mesas redondas e workshops para discutir o protagonismo feminino no mundo dos negócios. O evento terá início às 10h, com abertura de uma exposição de produtos na Praça de Alimentação do Mangabeira Shopping, em João Pessoa. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Em Patos e Pombal, as empreendedoras serão celebradas com eventos voltados ao público feminino. Já nesta sexta-feira (4), a partir das 18h, será realizada a Feira da Mulher Empreendedora, com acesso livre e gratuito, na praça de eventos do Guedes Shopping. A programação do evento segue até o dia 6. Já em Pombal será promovido, no dia 8, a partir das 19h, o Workshop “22 estratégias de como vender todos os dias em 2022”. O evento é gratuito, com a entrega de 1 kg de alimento não perecível, e será realizado no campus da UFCG na cidade.

Palestras

No dia 15 deste mês, o Sebrae promoverá, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, a palestra “Empoderamento e empreendedorismo feminino” em João Pessoa, no formato presencial, das 19h às 21h. As inscrições podem ser efetuadas neste link. A mesma temática será abordada, também em palestras gratuitas, em Itaporanga, no dia 16, a partir das 19h, na agência regional do Sebrae no município, e em Campina Grande, no dia 17, no auditório da Faculdade Rebouças, também a partir das 19h.

Inovação

Com foco na inovação e solução de desafios ligados ao empreendedorismo feminino, será promovido, no dia 26 deste mês, o InovaHack Mulheres, evento realizado pela Luz Criações com apoio do Sebrae Paraíba. O objetivo é criar oportunidades, empoderar e encorajar a comunidade feminina a se desenvolver profissionalmente, além de inspirar outras empresas a adotarem ações para criar um ambiente positivo de trabalho para as mulheres.

Ao longo de oito horas de conteúdo, o evento, que pretende reunir 50 mulheres das mais diversas áreas do conhecimento, promoverá um hackathon, reunindo desenvolvedores de software, designers e outros profissionais com o intuito de, em um período curto de tempo, criarem soluções inovadoras para algum problema específico. As inscrições já estão abertas no Sympla.

Fonte: Assessoria de imprensa do Sebrae-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
sebrae