Geral -
Professora e militante histórica do PT precisa de ajuda para custear tratamento de saúde
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Vera Gomes é sindicalista, professora e militante histórica do Partido dos Trabalhadores (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A sindicalista, professora e militante histórica do Partido dos Trabalhadores (PT), Vera Gomes, está internada há mais de um mês, diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que resulta em dificuldade para respirar e na realização de atividades simples. Vera, que concorreu em 2020 para o cargo de vereadora da cidade de Olinda (PE), ainda apresenta desorientações e tem dificuldade para se manter em pé, o que levou os médicos a investigarem outras causas. O relato é feito por sua filha, a cineasta e radialista Cynthia Falcão, e divulgado nas redes sociais.

Segundo sua filha, ela está internada devido a uma pneumonia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o IMIP, em Pernambuco. Cynthia também afirma que a sindicalista não tem condições financeiras de pagar um plano de saúde.

Veja também
Podcast 40 Graus: o petróleo era nosso

Em vídeo, a filha pede por contribuições e lista as necessidades que Vera Gomes precisa, como cuidadora, fisioterapia ou terapia ocupacional, medicamentos e oxigênio. Confira o relato:

“Prezados/as,

Para quem não me conhece, meu nome é Cynthia Falcão, eu sou realizadora audiovisual e radialista. Sou filha de Vera Gomes e o objetivo deste é que seja endereçada às pessoas a que conhecem, mas, se por acaso chegar quem não sabe quem é, Vera Gomes é uma mulher negra, pernambucana, professora, que tem a sua história pessoal atrelado a história da redemocratização e do sindicalismo Brasileiro.

Hoje, 9 de março 2022, coincidência ou não, um dia após o dia internacional da mulher, faz um mês que ela passou muito mal e foi hospitalizada.

Ela tem uma doença chamada DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que faz com que tenha dificuldade de respirar e maior risco para contrair infecções graves no pulmão.

Devido à uma pneumonia, precisou ficar internado e ainda não teve alta. Chegou inclusive a ficar alguns dias na UTI.

No momento encontra-se hospitalizada no Hospital IMIP, ainda com desorientações, não consegue ficar muito tempo em pé e por isso não está caminhando. Os médicos estão investigando quais as possíveis causas além da depilação.

Apesar de imensa dedicação ao serviço público e as causas progressistas e populares, e aposentada, não tem condições de pagar um plano de saúde, demandas que uma mulher de quase 77 anos e com seu histórico de saúde, não podia deixar passar.

Então ela precisa da ajuda para enfrentar mais essa batalha com o mínimo de dignidade e reconhecimento. Está sendo muito difícil vê-la assim, não só pelos impactos da doença, mas por uma sensação de abandono, de apagamento da história e da importância dela ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, estamos confiantes de que receberá apoio necessário para passar por esta fase da melhor maneira possível.

Segue a chave Pix para contribuições e lista do que está precisando no momento

Chave Pix – celular 81999168791

O que precisará?

Cuidadora

T.O/Fisioterapia

Medicamentos

Possibilidade de oxigênio

Plano de saúde

Compartilhe:
Palavras-chave
PT