Cultura -
Documentário retrata a ocupação de cozinha comunitária abandonada em Campina Grande
Portal Universo Acadêmico
Compartilhe:
(Imagem: Divulgação)

Será lançado nesta segunda-feira (14) o documentário Mátria Silva, que trata da abertura da Cozinha Solidária do bairro do Jeremias, em Campina Grande. O filme foi produzido por professores vinculados à Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) e mostra o processo de ocupação e transformação do espaço onde funcionava a Cozinha Comunitária, fechada há nove anos.

A captação das imagens do documentário começou já durante o período da pandemia de covid-19. Na ocasião, a comunidade, junto a organizações populares e sindicais, buscou, no espaço abandonado, a possibilidade de apaziguar a situação de insegurança alimentar que se agravava. A antiga Cozinha Comunitária é um equipamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande e não recebe atenção do poder público há anos. 

O documentário de 38 minutos mostra a organização da Cozinha Solidária do Jeremias desde as primeiras concepções de utilização do espaço. O processo de envolvimento da comunidade, a produção e a distribuição dos alimentos, assim como o protagonismo feminino, estão registrados. 

Veja também
Podcast 40 Graus: o petróleo era nosso

Mátria Silva tem direção e montagem da professora Mauriene Freitas, produção de Fred Oliveira e Helber Tavares e direção de fotografia e câmera de Érica Rocha. O lançamento acontecerá às 18h, na sede da Cozinha Solidária do Jeremias. 

Serviço

Lançamento do documentário Mátria Silva.

Data: segunda-feira, 14 de março.

Horário e local: 18h, Cozinha Solidária do Jeremias.

Ficha técnica 

Mátria Silva, 2022

Direção e montagem: Mauriene Freitas 

Produção: Fred Oliveira e Helber Tavares 

Direção de Fotografia e Câmera: Érica Rocha 

Som: Edson Bolinha e Bruno Carneiro Pires 

Edição e finalização : Diego Fontenele 

Música: Cabruêra, Cida Alves

Cartaz: Renata Venari

Fonte: Universo Acadêmico

Compartilhe: