Cultura -
Cine Banguê abre Mostra de Cinema Francês neste domingo
Termômetro da Política
Compartilhe:
“Cléo 5 a 7” conta a história de uma cantora francesa que vive um momento de angústia enquanto espera o resultado de um exame (Foto: Divulgação)

O Cine Banguê, cinema da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, inicia neste domingo (20), como parte da programação do Mês da Mulher, a Mostra de Cinema Francês. A programação é uma ação junto à Cinemateca da Embaixada Francesa e tem apoio da Aliança Francesa de João Pessoa.

De 20 a 26 de março, serão exibidos quatro longas metragens: ‘Cléo 5 a 7’ (1962), ‘Revenir’ (2019), ‘L’extraordinaire voyage de Marona’ (2019), e ‘Calamity’ (2020), este último é o único dublado da lista.

A primeira sessão da mostra traz a animação ‘Calamity’, com classificação livre, às 16h do domingo (20). Logo em seguida, às 18h, será exibida a ficção ‘Revenir’, com classificação indicativa de 14 anos.

Na segunda-feira (21), às 19h30, o público poderá prestigiar o longa ‘Cleo – de 5 à 7’, um clássico preto e branco, voltado para plateia com mais de 14 anos.

Veja também
Câmara de João Pessoa homenageia reitor que usou sistema de cotas para tomar vaga de estudante da rede pública

Na terça-feira (22), será reexibida a animação de classificação livre ‘Calamity’, a partir das 19h30.

Já a animação ‘L’extraordinaire voyage de Marona’, aberta para todos os públicos, será exibida na tela do Banguê a partir das 19h30 da quarta-feira (23).

Na quinta (24), ‘Revenir’, da diretora Jessica Palud, tem a sua segunda exibição da mostra a partir das 19h30.

A programação se encerra com exibição dupla no sábado (26). A partir das 16h será exibida a animação ‘L’extraordinaire voyage de Marona’, em seguida, às 18h, ‘Cleo – de 5 à 7’ tem nova exibição.

Todas as entradas são gratuitas, e o público deve apresentar na entrada o cartão de vacinação da Covid-19. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Confira as sinopses:

– Cléo de 5 a 7 (1962) de Agnès Varda / Ficção / 1h30 / 14 anos / legendado

Sinopse: Cléo (Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem ou não um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris. Ela passa uma hora e meia fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

– Revenir (2019), de Jessica Palud / Ficção / 1’17”/ 14 anos / legendado

Sinopse: Esta é a fazenda onde Thomas (Niels Schneider) nasceu. É a família desajustada dele. Seu irmão, que nunca voltou para casa e sua mãe, que faz o mesmo. Seu pai tornava impossível a convivência entre eles. Thomas se vê encarando novamente tudo o que ele tem fugido por 12 anos. Mas atualmente a sua vida toma um rumo diferente graças a Alex (Roman Coustère Hachez), seu sobrinho de seis anos, e Mona (Adèle Exarchopoulos).

– L’extraordinaire voyage de Marona (2019) de Anca Damian / animação / 1’33” / Classificação Livre/legendado

Sinopse: Vítima de um acidente, uma cachorrinha se lembra dos diferentes tutores que amou incondicionalmente. Com sua empatia infalível, Marona trouxe leveza e inocência a cada um dos lares em que viveu.

– Calamity (2020) de Remi Chayet / Animação/1’25”/Classificação Livre/dublado

Sinopse: 1863, Estados Unidos da América. Em um comboio que vai em direção ao oeste com a esperança de uma vida melhor, o pai de Martha Jane é ferido. É ela que tem que dirigir a carroça da família e cuidar dos cavalos. A experiência é dura, porém Martha Jane nunca se sentiu tão livre. E como é mais conveniente para andar a cavalo, ela não hesita em colocar calças. Isso é audácia demais para Abraão, o líder do comboio. Acusada de roubo, Martha é obrigada a fugir. Vestida de homem, em busca de provas de sua inocência, ela descobre um mundo em construção onde sua personalidade única se afirmará. Uma aventura cheia de perigos e rica em encontros que, passo a passo, revelarão a mítica Calamity Jane.

Serviço:

Mostra de Cinema Francês
Local: Cine Banguê (Espaço Cultural José Lins do Rêgo) – R. Abdias Gomes de Almeida (800)
Entrada: Gratuita

Domingo (20)
16h- Calamity, Remi Chayet
18h-  Revenir, de Jessica Palud

Segunda-feira (21)
19:30h – Cléo de 5 a 7, de Agnès Varda

Terça-feira (22)
19:30h – Calamity, de Remi Chayet

Quarta-feira (23)
19:30h- L’extraordinaire voyage de Marona, de Anca Damian

Quinta-feira (24)
19:30h- Revenir, de Jessica Palud

Sábado (26)
16h- L’extraordinaire voyage de Marona, de Anca Damian
18h – Cléo de 5 a 7, de Agnès Varda

Fonte: Secom-PB

Compartilhe:
Palavras-chave
cine banguêcinema