Eleições -
Artistas se mobilizam pelo voto dos adolescentes; saiba como tirar o título de eleitor pela internet
Grace Vasconcelos - sob supervisão de Felipe Gesteira
Compartilhe:
Cantora Anitta se juntou à campanha que pede para que adolescentes votem nas eleições deste ano (Foto: Reprodução/Twitter)

Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson, Juliette e até Mark Ruffalo, o ator que vive o Hulk nos filmes da Marvel, estão juntos em campanha para fazer seus fãs adolescentes tirarem seu título de eleitor e votar nas eleições de 2022. Estrelas com grande público jovem também já incentivaram os futuros eleitores, como a atriz Larissa Manoela e a cantora Any Gabrielly, membro do grupo Now United. Descubra como tirar seu título de eleitor, sem sair de casa e gratuitamente.

A cantora Anitta utilizou suas redes sociais para falar sobre a importância de tirar o título de eleitor e como os adolescentes podem tirar a primeira via do documento. O comentário foi compartilhado pelo ator Mark Ruffalo que destacou a importância dos jovens eleitores para decidir as eleições para presidente nos Estados Unidos.

Em resposta ao ator, Anitta disse que precisa dos fãs mais jovens para tirar Jair Bolsonaro (PL) da presidência antes que ele mate a Amazônia. A cantora estava em campanha paralela para fazer seu hit “Envolver” alcançar o “Top 1” do Spotify Global, movimentando toda a internet para escutar a música na plataforma, e também disse que queria ver o mesmo empenho dos brasileiros para tirar Jair Bolsonaro da Presidência. A cantora foi a primeira brasileira a alcançar o topo da posição do ranking.

Tutorial: Como tirar o título de eleitor on-line?

Jovens de 16 e 17 anos já podem votar, mas não é obrigatório. Para votar, é necessário ter um título de eleitor e comparecer em um local de votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que você tire a primeira via do documento através do site do órgão, de forma gratuita e rápida. Será possível tirar o título até o dia 4 de maio, quando encerra o prazo concedido pela Justiça Eleitoral.

Veja também
Censura vira tiro no pé de Bolsonaro e Justiça Eleitoral abre perigoso precedente

Os documentos necessários para tirar seu primeiro título são: o seu documento oficial de identidade com foto, um comprovante de residência recente e, para pessoas do sexo masculino a partir de 18 até 45 anos, o comprovante de quitação de serviço militar.

Após estar com tudo em mãos, basta entrar no sistema TítuloNet e selecionar a opção “não tenho” em título de eleitor. Preencha todos os campos restantes com suas informações e envie as fotos solicitadas, como uma selfie segurando o documento de identificação e outras com frente e verso das documentações. As imagens precisam estar legíveis para que a solicitação não corra o risco de ser negada pela Justiça Eleitoral.

A tramitação do pedido também pode ser consultada pela internet, após o cadastro estar concluído. Acompanhe o Requerimento pelo mesmo sistema e informe o número do protocolo gerado no cadastro.

Compartilhe:
Palavras-chave
anittaeleições 2022